Pensou que era pedra: agricultor acha ninho de metralhadora da 2ª Guerra


Enquanto arava campo, agricultor da Eslováquia encontrou curioso artefato nazista utilizado na Segunda Guerra Mundial; confira!

Imagens de ninho de metralhadora encontrado na Eslováquia - Reprodução

Recentemente, um agricultor da aldeia de Kostolná-Záriecie, na Eslováquia, chamou atenção depois de encontrar um objeto bastante inusitado em suas terras.

Enquanto arava seu campo, o homem bateu no que, a princípio, pensou ser apenas uma pedra. Porém, depois de escavar a área para tirá-la de lá, percebeu que o artefato não era natural.

Então, ele acionou autoridades locais, que identificaram o objeto como a metade inferior de um ninho de metralhadora. Ele teria sido utilizado por militares da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial; em seguida, foi encaminhado a um museu.

Também conhecidos como kugelstand ou kugelbunker, os ninhos de metralhadoras eram estruturas feitas de concreto armado, com formato esférico e com um furo no topo. Colocados em posições protegidas, eles serviam para se instalar uma ou mais metralhadoras com mais firmeza e segurança.

Após o achado, sua procedência foi confirmada pela Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia. Ainda segundo a nota, especula-se que até mil artefatos semelhantes tenham sido implantados por todo o país — a maior parte eles na capital do país, Bratislava —, mas foram destruídos com o fim da guerra. Outros encontrados posteriormente foram utilizados como vasos de flores ou reservatórios, o restante foi mantido nos locais originais de assentamento.

Após as escavações do objeto, que já foi encontrado significativamente danificado, ele foi transferido para o Museu Trencín, na Eslováquia. No país, objetos da Segunda Guerra são protegidos pela Lei dos Monumentos, compondo patrimônio arqueológico.


Fonte: Uol


Postagem Anterior Próxima Postagem