“Terapia da Fala”: Como a psicanálise pode ajudar na saúde mental de crianças e adultos?


Em novo podcast do Grupo ND, Psicóloga debate sobre saúde mental, e comenta sobre como a psicanálise pode ajudar pacientes com Ansiedade, TDAH e Depressão


A melhor forma de cuidar da saúde mental é “falar sobre o que você evita pensar no dia a dia”. Nessa terça-feira (26), estreou o novo podcast do Grupo ND, intitulado A Coisa + Aleatória, conduzido pela jornalista e estudante de psicologia Marta Gomes e pela psicanalista e professora de psicologia Bianka Any Garcia.

Neste primeiro episódio foi debatido como a psicanálise é fundamental para tratar da saúde mental, e Bianka deu dicas de como lidar com o inconsciente trabalhando com as angústias passadas.

Conhecida também como “terapia da fala”, a psicanálise é um tipo de tratamento psicológico baseado nos estudos de Sigmund Freud. Esse método foi criado a partir de pacientes que não respondiam a métodos psicológicos convencionais da época.

“A gente aprende a ser racional, mas tem muito mais por trás. Por isso, criar o hábito de falar livremente sobre tudo é um caminho para o inconsciente se abrir. As coisas que no dia a dia a gente tende a ignorar são o que nós analistas mais analisamos”, comentou Bianka.

Outro assunto que foi bastante abordado foi a “Medicalização da vida”, hábito que faz com que a sociedade opte por tratar somente os sintomas das doenças psicológicas, mas não trata a raiz da doença com os profissionais capacitados.

“Nós aprendemos que precisamos ser produtivos o tempo todo, a lógica da saúde mental é diferente, a maioria dos remédios não tratam nada, eles só amenizam os sintomas. Ansiedade, depressão e TDAH são sinais que o seu corpo dá, eles indicam que você precisa ouvir algo”, disse Any Garcia.


Como acessar o inconsciente e tratar a saúde mental?

De acordo com Bianka, a confiança do cliente para com o analista é o fator primordial dessa prática, a chamada “transferência”, pois ao confiar no analista você cria uma garantia de que o profissional vai saber resolver o seu problema.

E é a partir disso que a produtividade da conversa chega no seu ápice, podendo alcançar memórias que o seu inconsciente esconde, diferentemente de quando você fala sozinho, pois o estímulo da conversa é diferente.


A forma com que você escolhe o seu psicólogo é essencial, “Às vezes um profissional que deu certo para algum conhecido seu não vale para você”.

Ela comenta que a transferência ou troca com o psicólogo ou psicanalista tem que acontecer antes mesmo da consulta, falar antes de marcar algo ou até mesmo ter uma boa análise do profissional são boas dicas para esse processo.


Fonte: ND+




Postagem Anterior Próxima Postagem