Há mais de duas décadas uma lista com as melhores universidades do mundo é disponibilizada e montada pela Quacquarelli Symonds (QS).
A relação conta com um total de 100 participantes, e, desse valor, apenas 3 estão na América Latina, inclusive uma delas é do Brasil.
Já o primeiríssimo lugar, diferentemente do que muitos pensam, não é Harvard, nos EUA, mas, sim, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês).
Acompanhando a lista, a segunda e terceira colocação estão com a Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford, respectivamente, ambas localizadas no Reino Unido.
A classificação completa da Quacquarelli Symonds (QS) é extremamente importante e valorizada no meio acadêmico e para fazer parte dela, o processo não é nada simples.
Para chegar ao ranking, foram considerados mais de 10 milhões de artigos acadêmicos publicados, sem contar a opinião de um número superior a 200 mil professores, usada para pesar se a universidade era mesmo digna de assumir uma determinada posição.
O número de docentes no instituto também é levado em consideração, além de vários outros fatores.
TOP 5 das melhores universidades do mundo
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA;
- Universidade de Cambridge, no Reino Unido;
- Universidade de Oxford, no Reino Unido;
- Universidade de Harvard, nos EUA;
- Universidade de Stanford, nos EUA.
Quais são as 3 melhores da América Latina?
As três universidades da América Latina presentes no ranking são:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM);
- Universidade de Buenos Aires (UBA).
A USP foi criada em 1934, hoje comporta 65,7 mil alunos e ocupa posição de destaque em relação às demais universidades do Brasil, por ser considerada a melhor do país e ficar na 85ª colocação entre as 100 melhores do mundo.
Em edições passadas, a instituição brasileira não fazia parte do TOP 100, mas vem elevando seu nível de ensino nos últimos anos.
Quanto à UNAM, criada em 1910, ela ocupa a 93ª posição. Dos 160 mil alunos que integram a instituição mexicana, mais de 4 mil são estrangeiros e 3 ex-alunos já receberam o Prêmio Nobel.
Já a UBA é a mais antiga das três, fundada em 1821, na Argentina, a instituição ficou em 95º lugar. Dos alunos que já passaram por ela, 5 foram reconhecidos com o Prêmio Nobel.
Com informações do site BBC.