A dupla arroz e feijão é uma excelente fonte de proteínas, contendo todos os aminoácidos necessários para o funcionamento do corpo
Nos últimos anos, o arroz e o feijão estão perdendo espaço na mesa dos brasileiros. E isso, definitivamente, não é uma boa notícia.
A dupla é uma excelente fonte de proteínas, contendo todos os aminoácidos necessários para o funcionamento do corpo. Trocando em miúdos, a combinação arroz e feijão consegue suprir as necessidades diárias de proteínas, substituindo até as de origem animal, como ovos, frango, carne e laticínios.
Além de garantir o aporte proteíco, a combinação da leguminosa com o cereal possui carboidratos, fibras solúveis, vitaminas e minerais.
Famoso por seus estoques de ferro, o consumo de feijão ajuda na produção das células do sangue e evita a anemia. Já o arroz garante as vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, envolvidas na saúde dos sistemas imunológicos e nervoso, entre outras funções.
Um estudo divulgado no ano passado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que, em 2025, a frequência de consumo da combinação arroz e feijão deixará de ser diária para se tornar irregular, entre um e 4 dias por semana.
A dupla vem sofrendo a concorrência dos alimentos ultraprocessados e da mudança de hábitos culturais, com as pessoas cada vez mais sem tempo ou disposição de preparar as próprias refeições.
A nutricionista Larissa Mazzoco, que atende em Brasília, explica por que o arroz e o feijão precisam seguir presentes no cardápio diário: “Se consumidos juntos, tem todos os aminoácidos essenciais que precisamos no dia a dia. É um casamento perfeito!”, aponta.
Confira os principais benefícios do consumo diário de arroz e feijão:
1 – Fonte de nutrientes
O feijão possui aminoácidos essenciais que complementam a quantidade de proteínas que deve ser consumida diariamente, além de trazer saciedade por conta da digestão mais lenta de suas fibras.
Fonte de carboidratos, que fornecem energia ao organismo, o arroz também contém sais minerais, como o fósforo, ferro e potássio.
2 – Massa muscular
O arroz e feijão ajudam no ganho de massa muscular por serem uma boa fonte proteínas, que são essenciais para a reparação dos tecidos e formação dos músculos.
3 – Controle de diabetes
A combinação arroz e feijão é rica em fibras, o que ajuda o corpo a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a controlar a diabetes.
De acordo com a nutricionista, o consumo frequente desses alimentos traz saciedade e evita que o corpo peça por alimentos ricos em glicose.
4 – Prevenção de anemia
A combinação de arroz e feijão contribui para a prevenção da anemia, pois ambos são fontes de ferro e ácido fólico, também conhecido como vitamina B9.
5 – Favorece a digestão
As cascas do feijão contém fibras insolúveis que ajudam a formar o bolo fecal, auxiliando na saúde intestinal.
Colaboram para o emagrecimento?
De acordo com o levantamento da UFMG, não consumir feijão está associado a uma chance 10% maior de desenvolver excesso de peso e 20% maior de obesidade, em relação à parcela da população que consome o produto com alguma frequência.
Segundo Larissa Mazzoco, a explicação para isso está tanto nas proteínas como nas fibras presentes em um prato de arroz e feijão. “A combinação dá saciedade e, em consequência, a pessoa “belisca” menos”, afirma.
Fonte: Metrópoles