Dirigir um carro não é uma tarefa fácil, é necessário concentração, foco e saber o que está fazendo e como reagir quando algo inesperado surge na pista.
No entanto, a seriedade de dirigir acaba sumindo quando o motorista se sente autoconfiante o suficiente para fazer outras coisas enquanto está no volante, por exemplo, usar o celular, trocar a música que está tocando ou observar atentamente uma paisagem que não é a pista.
E por mais experiente que seja quem está dirigindo nesses momentos, o risco de acontecer um acidente é enorme, e as consequências que isso traz no futuro são séries, podendo ser até fatais. Mas, e você, é um bom motorista?
Listamos 3 hábitos recorrentes no volante que podem transformar um bom motorista, em um péssimo condutor em poucos segundos. Analise esses hábitos e veja se eles se encaixam no seu dia a dia e se é um forte concorrente a sofrer um acidente.
1. Estar muito próximo ao veículo da frente
Se você tem o costume de andar colado no automóvel da frente, pare agora mesmo de fazer isso.
As chances de o carro da frente parar bruscamente, caso aconteça algum imprevisto, são altíssimas, e com certeza você vai piorar a situação batendo na traseira dele.
Além de danos materiais, uma situação como essa pode ser fatal dependendo da velocidade em que estiver.
O correto é seguir a seguinte lógica: quanto mais rápido estiver, mais distante é necessário ficar do carro da frente.
2. Não cuidar dos pneus do seu carro
Ter um automóvel é uma grande responsabilidade, pois ele requer manutenção, seja fazer a troca de óleo ou estar atento ao estado dos pneus.
As rodas do carro são uma parte muito importante, e andar com pneus gastos pode resultar em uma tragédia, principalmente em dias chuvosos.
Então, evite ao máximo andar com pneus gastos, pois você poderá colocar em risco a sua vida e a daqueles que você ama. Sem esquecer que, ao andar em condições ruins, é provável que ganhe uma multa.
Observe a profundidade dos frisos para saber se o pneu ainda está em bom estado ou não, quanto mais liso estiver, menos aderência ele terá na pista.
3. Andar acima da velocidade permitida
Por fim, mas não menos importante, se tem o hábito de dirigir a uma velocidade muito superior à permitida pelas placas, pare com isso agora.
Além de correr o risco de ser multado pela polícia em um valor significativo, você ainda poderá colidir com outro veículo.
A alta velocidade é um dos principais fatores que causa acidentes no trânsito, dos quais 80% é em uma via em boas condições, 65% em pistas molhadas e em linha reta e 60% na parte do dia, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária.
Com informações do site Uol.