Time catarinense venceu por 4 a 0 em São Januário
Fellipe Mateus em vitória do Criciúma sobre o Vasco - Cleiton Ramos / Criciúma
Neste sábado, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Criciúma aplicou uma goleada histórica contra o Vasco: 4 a 0 em pleno São Januário.
Fellipe Mateus marcou aos 32 do primeiro tempo e depois aos 2 do segundo. Depois, Bolasie e Higor Meritão fecharam o placar. Aos 25 minutos, perdendo de 4 a 0, a torcida do cruz-maltino começou a aplaudir o adversário e gritos de “olé”, a cada toque na bola dos visitantes.
Esta foi a terceira derrota consecutiva do Vasco. Já o Criciúma, chegou a 8 pontos e ainda não perdeu no campeonato.
A temperatura no Rio de Janeiro para o duelo estava bem alta. Porém, era só o termômetro que marcava números elevados. Dentro de campo, o que se viu foram duas equipes protagonizando uma partida tecnicamente abaixo do esperado.
Mesmo com Payet, o Vasco não tinha criação e só foi finalizar ao gol, pela primeira vez, com 15 minutos. E as chegadas do Cruzmaltino foram sempre em bola pelo lado. Com bons cruzamentos de Piton e Hugo Moura.
O Criciúma usava sua válvula de escape, o congolês Bolasie. Mesmo veterano e em seu terceiro jogo no Brasil, o atacante esbanjou um ótimo condicionamento físico na primeira metade de jogo.
Vasco tenta, mas Criciúma chega ao gol
Jogando em casa, contra um rival teoricamente mais fraco, o Vasco tentou aumentar a pressão depois da parada técnica. Paulo Henrique até teve chance de marcar, depois de belo passe de Payet.
Mas quem realmente subiu a temperatura foi o Criciúma. Em mais uma escapada de Bolasie, a bola sobrou para Fellipe Mateus matar no peito e acertar um lindo chute, indefensável para Léo Jardim. Tigre na frente em São Januário.
A sorte também não parecia estar ao lado do Vasco. Payet, sozinho e com o goleiro Gustavo caído, finalizou na trave, o que seria o empate cruzmaltino.
Vegetti perde pênalti
Após o gol perdido por Payet, o Vasco ainda seguiu tentando sufocar o Criciúma. Vegetti foi derrubado por Fellipe Mateus na área e o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio Pirata bateu fraco e viu Gustavo defender.
Este foi o primeiro pênalti perdido pelo artilheiro desde que chegou ao Vasco. A situação nos primeiros 45 minutos gerou preocupação na torcida vascaína. A equipe foi sob vaias para o intervalo.
Bolasie e Fellipe Mateus atropelam o Vasco
A dupla que foi responsável pelo primeiro gol do Criciúma em São Januário, precisou de um minuto do segundo tempo para trabalhar e afundar o Vasco. Bolasie cruzou rasteiro, a bola atravessou a área e encontrou Felippe Mateus.
Com categoria, o camisa dominou e fuzilou cruzado para marcar o segundo do Tigre na Colina e seu segundo na partida. O silêncio tomou conta do estádio, que estava animado com o apito inicial para a etapa complementar.
Nem deu tempo de respirar e o Criciúma ampliou. E com ele, Bolasie. Depois de ser decisivo nos gols de Fellipe Mateus, o congolês avançou em velocidade, driblou Hugo Moura e acertou um chutaço: incríveis 3 a 0 para o Tigre.
Achou que tinha acabado?
E ainda teve tempo para o Criciúma chegar ao quarto gol. E com direito a aplausos da torcida do Vasco. Higor Meritão aproveitou sobra em cobrança de escanteio e fez o quarto gol do Tigre.
Revoltada, a torcida do Vasco aplaudiu a comemoração dos jogadores do time catarinense e gritaram ‘olé’ em diversas oportunidades que o Criciúma ficava trocando passes. Vexame histórico na Colina.
Próximos jogos
As duas equipes agora voltam seus focos para a Copa do Brasil. O Vasco joga na quarta-feira (1), às 19h (de Brasília), diante do Fortaleza, na Arena Castelão, pelo primeiro jogo da terceira fase.
O Criciúma joga um dia antes, na terça (30), também no Nordeste, mas em Salvador, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, às 19h (de Brasília).
Fonte: CNN Brasil