Gabigol consegue efeito suspensivo e pode jogar pelo Flamengo

Atleta havia sido suspenso por dois anos em caso de suposta tentativa de fraude em exame antidoping

Gabigol havia sido suspenso por dois anos após suposta tentativa de fraude em antidopingPedro H. Tesch/Getty Images

O Flamengo informou nesta terça-feira (30) que o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, conseguiu efeito suspensivo em uma suspensão de dois anos que havia sido punido por uma suposta fraude em exame antidoping. A decisão da Corte Arbitral do Esporte foi unânime.

“O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime”, diz a publicação do clube.

O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime.

— Flamengo (@Flamengo)


O texto faz referência a uma decisão do CAS, a Corte Arbitral do Esporte, que acatou o pedido de efeito suspensivo feito pela defesa do atacante sobre a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, do dia 25 de fevereiro, que determinou a suspensão de Gabigol por dois anos. A decisão do CAS foi unânime.

Após a decisão, o jogador publicou um vídeo com uma animação em que o atleta corre em direção ao estádio do Maracanã. Veja:

— Gabriel Barbosa (@gabigol) April 30, 2024


Assim, Barbosa estará disponível para a partida entre Flamengo e Amazonas, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (1), às 21h30.

Durante o período da suspensão, o atleta foi inscrito pelo Flamengo para atuar na Copa Libertadores, porém o atacante vem sendo pouco aproveitado em 2024. Na atual temporada, ele marcou apenas dois gols em oito jogos. A última vez que Gabigol entrou em campo pelo Rubro-negro foi no dia 25 de fevereiro, contra o Fluminense, no Campeonato Carioca. A permanência dele no Flamengo não é certa. O presidente Rodolgo Landim afirmou que deseja Gabigol no time, mas não fará uma proposta de renovação de seu contrato em dezembro.


Entenda o caso

No dia 25 de março, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem divulgou a decisão da suspensão de Gabriel Barbosa por uma suposta tentativa de fraude no exame antidoping.

A denúncia pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem foi realizada em 21 de dezembro de 2023 e é referente a evento no dia 8 de abril de 2023, véspera da segunda partida do Carioca, contra o Fluminense. O documento traz relatos de desrespeito de Gabigol aos responsáveis pela coleta dos exames e aos procedimentos corretos. Segundo os profissionais, o atleta mostrou irritação “por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame”.

O Código Brasileiro de Antidopagem previa a suspensão de até quatro anos em caso de condenação para o artigo 122, que refere-se à “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Com isso, a defesa do atacante pediu o efeito suspensivo e se disse otimista pela decisão favorável. Nas redes socais, o jogador negou qualquer irregularidade. “A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior”, escreveu.

Fonte: CNN 


Postagem Anterior Próxima Postagem