Governo do ES anuncia novos investimentos em Alegre


Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nessa sexta-feira (26), no município de Alegre, na microrregião Caparaó, para a assinatura de ordens de serviço para realização de obras de construção de campo de futebol society, praça pública, drenagem e pavimentação de via pública e de estruturas de contenção de encostas. Ao todo, serão investidos R$ 4,29 milhões em recursos provenientes do Fundo Cidades, gerido pela Secretaria do Governo (SEG).

“Por onde você anda no Estado vê uma obra do Governo. Estamos presente em todos os 78 municípios. Fizemos o maior investimento da história do Espírito Santo e o maior investimento do País na proporção com a receita corrente. Queremos continuar neste caminho e com essa parceria de sucesso com nossos prefeitos, deputados e vereadores. Hoje em Alegre são mais de R$ 4 milhões em obras estruturantes que vão melhorar a vida dos moradores e gerar oportunidades para nossa população”, afirmou o governador.

Todas as obras serão executadas pela Prefeitura Municipal, para quem a Administração Estadual autorizou o repasse de recursos. Duas estruturas de contenção de taludes (encostas) serão construídas, uma na Rua Francisco Arcon, no Bairro Bilau, e outra na Rua Celso Luis Barbosa, no Bairro Clério Moulin, áreas de alto risco geológico, segundo laudos do Serviço Geológico do Brasil e da Defesa Civil Municipal. Ao todo, esses investimentos vão beneficiar aproximadamente 4,5 mil moradores.

A estabilização das encostas envolverá a execução de muros de cortinas atirantadas. Na Rua Francisco Arcon a obra terá uma extensão de aproximadamente 45 metros lineares, totalizando cerca de 200 metros quadrados. Esse projeto prevê a instalação de duas cortinas atirantadas com alturas de 4,0m e 5,0m na parte superior do talude. Entre essas cortinas, uma área inclinada a 45° exigirá estabilização usando solo grampeado para prevenir erosões futuras.

O muro terá um sistema completo de drenagem que inclui manta geotêxtil, e a água será direcionada para a rede de drenagem já existente na rua. Parte do talude será revestido por hidrossemeadura, técnica que usa uma mistura de sementes e fertilizantes para regenerar áreas danificadas, ajudando na prevenção da erosão e na recuperação de ecossistemas degradados.

Já na Rua Celso Luís Barbosa, o muro de cortinas atirantadas terá aproximadamente 417,58 metros quadrados. E além do sistema completo de drenagem com manta geotêxtil, direcionando a água para a rede já existente na via pública, está prevista a construção de uma calçada abrangendo 45,48 metros quadrados, com a colocação de 124,16 metros de meio-fio pré-moldado em concreto. E ainda instalação de guarda-corpos e corrimãos metálicos ao longo de 45,90 metros para segurança e acesso nas passarelas destinadas aos pedestres.

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, explica que os recursos destinados pelo Governo para as obras de contenção são provenientes do Fundo Cidades - Adaptação às Mudanças Climáticas, que está inserido no eixo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. A ação tem o objetivo de executar ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres, de prevenção a eventos hidrológicos extremos, bem como de conservação e revitalização de recursos hídricos, visando à preservação de vidas e à promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.

Também com recursos do Fundo Cidades, o Governo do Estado autorizou a execução de obra de drenagem e pavimentação na Rua Pedro Martins, no bairro Bilau. Na via será implantado um sistema de drenagem composto de escoamento metálico do tipo gaiola, acompanhado por uma caixa coletora em concreto armado com altura de 2,00 metros, com rede com tubulação de polietileno de alta densidade e trincheira drenante em concreto armado, equipada com grelhas para escoamento.

Serão cravadas estacas para sustentação do terreno e construído um muro de contenção para permitir a execução do sistema de drenagem. Além disso, está prevista a construção de uma calçada. A obra engloba ainda a recuperação da pavimentação existente na rua, que consiste na remoção e reassentamento dos blocos existentes, com aproveitamento de 89,00 metros quadrados e reconstrução da base em BG (Brita Graduada Simples).


Campo e praça

As outras obras que também tiveram ordens de serviço assinadas nesta sexta-feira (26), em Alegre, foram as de construção de um campo de futebol society e de uma praça pública no Distrito de Anutiba.

No campo serão instalados gramado sintético, alambrado, traves para futebol de campo, dois bancos para reservas, além de sistema de iluminação com seis postes de concreto e três refletores LED. Já na praça pública estão previstas instalações de meio-fio de concreto pré-moldado, pavimentação em blocos pré-moldados tipo Pavi-S, serviço de paisagismo, instalação de pergolado de madeira, 30 metros de banco de concreto armado, playground com instalação de três gangorras duplas, duas escadas horizontais e dois escorregadores.

A titular da SEG, Maria Emanuela Alves Pedroso, ressalta que as obras vão garantir proteção à vida e contra danos materiais da população e também proporcionar aos cidadãos de Alegre melhoria significativa na qualidade de vida. “Com atividades de esporte e lazer, crianças, jovens, adultos e idosos poderão participar de atividades esportivas, o que proporciona um estilo de vida mais saudável, além de interação social”, destacou.

Estiveram presentes os prefeitos Nirrô Emerick (Alegre), Marcos Jauhar (Guaçuí), Antônio Coimbra de Almeida, o Cuíca (São José do Calçado), Romário Vieira (Iúna), Ailton Véin (Ibitirama), Nirrô Emerick (Alegre), Toninho Gualhano (Bom Jesus do Norte), Josemar Machado Fernandes (Atílio Vivácqua) e Ninho (Dores do Rio Preto); além dos deputados estaduais Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), e Vandinho Leite.





Postagem Anterior Próxima Postagem