Aumentar o consumo de legumes e carboidratos completos pode ajudar a ativar o metabolismo depois dos 50 anos; confira detalhes
Getty Images |
Mulheres na faixa dos 50 anos costumam relatar que, apesar de comerem muito pouco, têm dificuldade em perder peso. Isso acontece porque o corpo passa por inúmeras mudanças, além da temida menopausa, que influencia no peso.
Com a chegada da menopausa, o metabolismo também tende a ficar mais lento devido às alterações hormonais, o que torna o processo de emagrecimento mais difícil. É por isso que algumas delas buscam uma dieta específica para queimar calorias de maneira saudável.
Se você é uma dessas pessoas que deseja perder peso após os 50 anos, confira abaixo o que comer para ativar o metabolismo.
As informações do portal de nutrição Saber Vivir:
Legumes e frutas inteiras
É fundamental consumir legumes e frutas inteiras em todas as refeições para se manter satisfeito durante o dia e evitar o consumo de lanchinhos. O ideal é ingeri-los de forma diversificada, colorindo bem o prato para conseguir os benefícios de diferentes vitaminas, minerais e fitoquímicos.
Images
Um prato colorido é fundamental!
Carboidratos complexos
Aveia, arroz integral, quinoa e batata-doce são alimentos ricos em carboidratos complexos, que fornecem a energia necessária para enfrentar o dia a dia. Eles também ajudam a manter saciado por mais tempo por conta das fibras, que controlam a glicose e evitam picos no sangue.
Batata doce é uma ótima opção de carboidrato e contém bastante proteína
Infusões
Algumas infusões podem ajudar no processo de “queima de calorias” durante o dia, a exemplo do café e chá verde. Estas bebidas são ricas em cafeína, que promovem a perda de gordura. Outra opção são as infusões com gengibre, que contém gingerol, um composto com propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo.
O chá verde é aliado da saúde e do bem-estar
Leguminosas
As isoflavonas naturais, presentes em leguminosas, são grandes aliadas das mulheres com mais de 50 anos. Essas substâncias ajudam a aliviar os sintomas da menopausa e, se ingeridas diariamente, podem melhorar os níveis de glicose no sangue. Soja, feijão e sementes de gergelim são boas escolhas.
Para conseguir ver os números diminuindo na balança e garantir uma boa saúde, não deixe de procurar orientação profissional
Perder peso de forma saudável não é algo que acontece da noite para o dia. É necessário ter bons hábitos de vida, fazer exercícios, manter dieta e ter persistência.
No entanto, quando combinados com boas práticas, certos alimentos podem auxiliar na perda de peso graças ao alto teor de fibras e/ou poder termogênico e anti-inflamatório.
Esses alimentos são aqueles capazes de combater a retenção de líquidos, melhorar o trânsito intestinal, acelerar o metabolismo ou queimar calorias iStock
O abacate, apesar de calórico, é rico em gorduras boas, possui propriedades anti-inflamatórias e é um alimento que incentiva digestão mais lenta. Logo, é uma fruta que ajuda a prolongar a saciedade do corpo.
A pimenta é outro alimento que auxilia na perda de peso. Por elevar a temperatura corporal e ser capaz de aumentar a frequência cardíaca, as pimentas fazem com que queimemos mais calorias.
O salmão é um dos alimentos que prolongam a sensação de saciedade. Além de ser uma ótima fonte de proteína, também contém ácidos graxos anti-inflamatórios.
A maçã verde é uma das frutas mais indicadas para quem procura por alimentos que auxiliem na perda de peso. Além de conter pouco açúcar, se comparada a outros tipos de maçãs, ela também é rica em pectina, que auxilia na redução do colesterol e no bom funcionamento digestivo.
Além de possuírem efeito termogênico, os ovos têm 6 gramas de proteína por porção. Quando consumidos pela manhã, promovem saciedade por várias horas no dia Laurie.
Apesar de ser calórico, o coco traz sensação de saciedade, é rico em gorduras boas e disponibiliza energia para o organismo de forma mais rápida que outros tipos de gordura.
Brócolis, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho e rúcula, os vegetais crucíferos, possuem baixa caloria e são poderosas fontes de fibras.
Peito de frango é uma excelente fonte de proteína e possui baixo teor de gordura e calorias
Segundo especialistas, o vinagre de maçã prolonga a sensação de saciedade e ajuda a controlar os níveis de insulina no corpo. Há duas maneiras de consumir esse alimento: colocando na salada ou diluindo em água e tomando antes das refeições.
Frutas vermelhas são outro grande trunfo. Elas possuem propriedades rejuvenescedoras, atuam na redução dos níveis de inflamação e pressão arterial, são ricas em antioxidantes e deliciosas. Morango, cereja, groselhas vermelhas e mirtilos são exemplos.
Para conseguir ver os números diminuindo na balança e garantir uma boa saúde, não deixe de procurar orientação profissional
Perder peso de forma saudável não é algo que acontece da noite para o dia. É necessário ter bons hábitos de vida, fazer exercícios, manter dieta e ter persistência.
Fonte: Metrópoles