Dono de padaria é detido e comércio é interditado em Cachoeiro de Itapemirim. — Foto: Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim |
Uma padaria foi interditada e o dono foi preso em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, após serem encontradas diversas irregularidades, como instalação insalubre e produtos sem condição de consumo, nesta terça-feira (16). De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, os donos da panificadora foram notificados, autuados e tiveram o local interditado na última semana, mas insistiram em reabrir a fábrica.
A Vigilância Sanitária voltou ao local nesta terça, com apoio da Guarda Municipal. A equipe apreendeu produtos e encaminhou os donos à delegacia.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, foram apreendidos 4 kg de preparo para produtos de panificação; 11 unidades de fermentos biológicos seco; 3 latas de óleo; 3 sacos de produtos diversos; 9,3 kg de margarina; 3,8 kg de sal amoníaco; 30 kg de açúcar; além de 2 caixas contendo embalagens plásticas e rotulagens diversas.
Também foram encontrados 57 pacotes de rosquinhas amanteigadas que estavam sem identificação de data de fabricação, prazo de validade, origem e peso do produto, 79 kg de massa e outras 19 sacolas de rosca.
Para poder reabrir o estabelecimento, os donos vão precisar fazer pelo menos sete adequações estruturais. De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, os pontos de melhoria vão desde reformas no teto e piso até a água utilizada para fabricação dos alimentos. São eles:
- Limpeza do local;
- Organização;
- Instalação de teto, piso e parede de cor clara e lavável;
- Acondicionamento de matéria-prima em lugar limpo;
- Limpeza adequada dos utensílios utilizados;
- Padeiros devidamente uniformizados;
- Utilização de água potável e filtrada.
Todos os produtos irregulares foram encaminhados para o setor de descarte da vigilância, localizado no Centro de Manutenção Urbana (CMU), para serem incinerados.
A Polícia Civil foi procurada, mas não retornou até a publicação desta reportagem.
Dono de padaria é detido e comércio é interditado em Cachoeiro de Itapemirim. — Foto: Guarda Municipal de Cachoeiro de Itapemirim |
Fonte: G1