José Luiz Borges Junior (Podemos) apagou o vídeo em que aparece dirigindo o veículo, mas postou outro em que reclama da repercussão do caso
Depois da repercussão, o vereador fez um novo vídeo em que considera que a proporção que o caso tomou foi maior que o necessário |
Um vereador da cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais, publicou um vídeo manobrando uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que estaria, segundo ele, atrapalhando o trânsito. A cena protagonizada por José Luiz Borges Junior (Podemos) foi posteriormente criticada e alvo de uma nota de repúdio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CIREUNO).
No vídeo, José Luiz Borges Junior explica que estava esperando havia cerca de sete a dez minutos para sair do prédio porque uma ambulância estava parada em frente à garagem do condomínio. "Eu mesmo tive que assumir o volante e resolver o problema", disse, complementando que não tinha visto os socorristas, nem sabia para onde tinham ido.
Segundo o CIREUNO, a ambulância em questão estava em um atendimento de urgência, socorrendo um adolescente de 15 convulsivas graves. A organização acrescentou que a ocorrência se deu em um local central da cidade, de difícil estacionamento.
"Em um atendimento de urgência e emergência, cada segundo é decisivo para o sucesso do procedimento, por conta disso, a própria legislação prevê a livre circulação, estacionamento e parada das ambulâncias, não podendo os socorristas escolherem apenas locais apropriados para estacionar, perdendo tempo preciosos de atendimento ao paciente", informou a nota do consórcio.
"É lamentável que o representante do povo, eleito para defender os interesses fundamentais da população, entre eles o direito à saúde, adote uma postura de descaso e desrespeito, não só em relação ao Samu, mas principalmente em relação ao paciente", complementou, em repúdio.
O vídeo do vereador dirigindo o veículo não está mais disponível em suas redes sociais. Após a repercussão do caso, José Luiz Borges Junior fez outra publicação, em que considera que aumentaram a proporção da situação.
"Sobre a minha situação com o SAMU, primeiramente quero dar os parabéns para toda a equipe do SAMU que faz um brilhante trabalho em nossa cidade, o que eu quis naquele momento ali, foi desobstruir o trânsito que já estava parado, já há algum tempo, criando aí uma longa fila de carros, nada mais além disso, foi um ato espontâneo, então fica o questionamento: será que se fosse alguma outra pessoa que tivesse feito isso, daria essa repercussão que deu agora? Então eu entendo que é muita mídia para pouca coisa", disse.
Fonte: Terra