Conheça as Zonas Azuis, onde a regra é viver 100 anos (ou mais!)

Fazenda em Nicoya, na Costa Rica – Imagem: Peloy/Wikimedia Commons/Reprodução

As Zonas Azuis são regiões reconhecidas globalmente por serem áreas onde as pessoas vivem significativamente mais tempo do que a média mundial.

Uma das mais notáveis entre essas regiões é a Zona Azul de Nicoya, localizada em uma península de mesmo nome na Costa Rica. Mas o que torna essa área tão especial, afinal?

Nicoya é emblemática por sua associação com a cultura Chorotega, uma das principais culturas indígenas da região.

Seus habitantes, os Chorotegas, são conhecidos por seus hábitos saudáveis e conexão com a natureza, o que claramente contribui para a longevidade dos habitantes da península.

Sua dieta tradicional, rica em produtos naturais como frutas tropicais, vegetais frescos, peixe e feijão, é mais um dos fatores-chave para a saúde robusta dos habitantes locais.

Os moradores de Nicoya têm uma média de vida impressionante, muitos ultrapassando os 90 anos e alguns até chegando aos 100 anos.

Longevidade está atrelada a fatores específicos

Além de uma dieta saudável, a vida ativa e o forte senso de comunidade desempenham papéis importantes para que as pessoas da região.

O estilo de vida na península encoraja a prática regular de exercícios físicos, como caminhadas diárias e atividades ao ar livre, que contribuem para a boa saúde cardiovascular e muscular.

Em conversas com nativos centenários da região, sucessivos pesquisadores descobriram que eles passaram a vida em trabalhos onde o exercício físico era obrigatório.

Ou seja, mantiveram uma vida ativa por todo o tempo, mesmo sem perceber.

Outros fatores que também ‘rejuvenescem’ o corpo

Outro aspecto fundamental é o senso de propósito e pertencimento social. Os idosos em Nicoya são respeitados e valorizados como membros importantes da comunidade, mantendo-se ativos e engajados em atividades cotidianas.

Além disso, a baixa taxa de estresse e o clima tropical favorável são considerados fatores que contribuem para a longevidade e o bem-estar geral, desde os mais jovens até os idosos.

Comparando isso com o resto do planeta, onde o estilo de vida moderno muitas vezes está associado a dietas processadas, sedentarismo e altos níveis de estresse, há lições valiosas a serem aprendidas com os habitantes das Zonas Azuis.

A Zona Azul de Nicoya é um exemplo inspirador de como estilo de vida e cultura podem influenciar positivamente a longevidade e a qualidade de vida.

Ao incorporar os princípios fundamentais observados nessas comunidades, podemos buscar viver de forma mais saudável e com propósito, independentemente de onde estejamos no mundo.

Fonte: Escola Educação



Postagem Anterior Próxima Postagem