Criminoso mais procurado do Acre e líder de facção é preso após ficar três meses escondido no ES


Paulo Roberto Amorim da Silva, vulgo Paulinho Calafate, de 49 anos, acumula condenações por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo a banco, constrangimento ilegal e resistência, segundo a polícia.

Paulo Roberto Amorim da Silva, vulgo Paulinho Calafate, de 49 anos, estava escondido em Vila Velha, no Espírito Santo. — Foto: Divulgação/PC

Um homem apontado como o criminoso mais procurado do Acre foi preso nesta sexta-feira (17) no bairro Praia de Itaparica, em Vila Velha, Grande Vitória.

Paulo Roberto Amorim da Silva, vulgo Paulinho Calafate, de 49 anos, estava escondida há três meses no município e acumula condenações por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo a banco, constrangimento ilegal e resistência, segundo a polícia.

Ainda de acordo com a polícia, Paulinho é líder do Comando Vermelho na Região Norte do Brasil. O homem foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, onde permanece à disposição da Justiça do Acre.

Segundo a polícia, a necessidade de recambiamento de presos (movimentação de um sistema prisional para outro) é uma decisão judicial.

A prisão do criminoso foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) e do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP). A operação foi um trabalho conjunto com a Polícia Civil do Acre (PCAC).


Monitoramento e abordagem

Segundo o delegado Ricardo Almeida, chefe do DEHPP e coordenador da Core, Paulo Roberto Amorim da Silva atuava como ligação entre a facção carioca no Rio de Janeiro e a Região Norte do país.

"Na segunda-feira (13), recebi o contato do delegado da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) do Acre, que já era um conhecido pessoal. Ele informou que o criminoso mais procurado do Acre poderia estar escondido em Vila Velha. Desde então, realizamos diversas trocas de informações, trabalho de campo e de inteligência, com o apoio do Ciat, do DEHPP e da Core. Esses esforços culminaram na prisão do indivíduo", explicou Almeida.

Paulo Roberto Amorim da Silva, vulgo Paulinho Calafate, de 49 anos, foi preso no bairro Praia de Itaparica, em Vila Velha, no Espírito Santo — Foto: Divulgação/ PC

De acordo com a Polícia Civil, durante os trabalhos de campo voltados para a localização e captura do criminoso, a equipe de inteligência observou o suspeito saindo de um prédio e utilizando um celular. Neste momento, foi realizada a abordagem e captura de Paulo Roberto.


Criminoso cortou tornozeleira eletrônica

Ainda de acordo com o delegado, o criminoso tinha sido condenado já há alguns anos no Acre.

“Passando um tempo da condenação e pagando a pena dele, ele recebeu o direito de saída temporária e utilizando tornozeleira eletrônica. Ele cortou a tornozeleira, sumiu e se tornou então o criminoso mais procurado do Estado do Acre”, destacou.

Ricardo Almeida também enfatizou a importância da integração das instituições. "A integração entre as polícias e instituições de diversos estados é crucial, já que as organizações criminosas não conhecem fronteiras. De segunda-feira até hoje, a Polícia Civil do Acre e nossa equipe trocaram informações constantemente. Esse trabalho conjunto resultou na prisão de um perigoso líder de facção na região norte do país, uma captura extremamente importante", disse.


Fonte: G1 ES 



Postagem Anterior Próxima Postagem