Você sabia que aqui no Brasil, aproximadamente, 27 milhões de pessoas são consideradas obesas e outros 75 milhões de indivíduos estão com excesso de peso? Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e nos encorajam a ter uma reflexão muito importante: como estamos cuidando do corpo?
A obesidade acarreta sérios riscos à saúde. Por isso, eu listei cinco informações importantes sobre essa doença que você precisa saber. Veja:
1. A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Pode levar a complicações graves e até mesmo à morte.
2. O diagnóstico da obesidade é realizado por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), uma medida que relaciona o peso e a altura do indivíduo. De acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m² é considerado normal, enquanto valores entre 25,0 e 29,9 kg/m² indicam sobrepeso e acima de 30 kg/m² são classificados como obesos.
3. A gravidade da obesidade pode ser determinada pela magnitude do excesso de peso, classificando o paciente em diferentes graus conforme o IMC. Essa classificação varia desde obesidade leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg/m²), moderada (classe 2 – IMC 35 a 39,9 kg/m²) até grave ou mórbida (classe 3 – IMC ≥ 40 kg/m²).
4. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças, incluindo hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico e tumores de intestino e vesícula.
5. Os impactos da obesidade recaem também sobre fatores psicológicos, demandando cuidados com a saúde mental. A autoestima do indivíduo obeso é, em geral, prejudicada e muitos desenvolvem depressão.
Fonte: Folha Vitória