Em entrevista ao Profissão Repórter desta terça-feira (30), o médico Marcelo Bello explicou que as razões por trás disso podem estar ligadas ao estilo de vida.
'A gente morre e não é consultado': mulheres relatam dificuldade para tratar câncer de mama no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo |
O que pode explicar maior incidência de câncer de mama em mulheres no Sul e do Sudeste
Mais da metade dos casos de câncer de mama no país (73.610) estão registrados no Sudeste (39.330). Sudeste e Sul são as regiões com maior incidência deste tipo de câncer no Brasil. Enquanto no Norte, é o câncer de colo de útero que lidera o número de registros.
Ao Profissão Repórter desta terça-feira (30), o diretor do Instituto Nacional de Câncer III, Marcelo Bello explicou que as razões por trás disso podem estar ligadas ao estilo de vida.
"As mulheres aqui no Sul e Sudeste costumam ter uma alimentação inadequada, costumam ser muito sobrecarregadas de trabalho, costumam ter poucos filhos ou nenhum filho, e, quando têm filho, elas não amamentam. O uso de bebida alcóolica talvez seja mais frequente. Isso tudo ajuda aumentar a incidência de câncer de mama. Sedentarismo..." .
"Às vezes, a gente acha que o câncer de mama é uma doença genética, só que na realidade, nem 10% dos casos estão ligados à histórias familiares, à histórias genéticas", conclui o médico.
Marcello Bello falou ainda sobre a importância de ter diagnóstico o quanto antes.
"É o câncer mais incidente do mundo hoje, no Brasil também. É o câncer que a gente mais estuda. É o câncer que mais tem desenvolvido novas tecnologias e tratamentos. Então se a gente conseguir receber os pacientes na hora certa, com certeza a gente vai fazer muito sucesso nesse tratamento."
Fonte: CNN