A restituição do Imposto de Renda 2024 começa a ser paga este mês
A restituição do Imposto de Renda 2024 começa a ser paga no dia 31 de maio, último dia do prazo para a entrega da declaração deste ano. E a consulta ao primeiro lote de restituição vai poder ser feita a partir do dia 24, no site da Receita Federal. (vela calendário de restituição do IR 2024 abaixo)
Mas é bom lembrar que recebem a restituição no primeiro lote os contribuintes que têm prioridade legal. São eles: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O fato de ter entregue a pré-preenchida e escolhido o pagamento da restituição via Pix não garante o recebimento da restituição no primeiro lote em 31 de maio. Só coloca o contribuinte na frente dos que não estão no grupo prioritário e que entregaram a declaração preenchida no método tradicional.
Outros fatores como a data da entrega da declaração também influenciam. Quem entrega mais cedo tem mais chance de receber a restituição antes de quem deixa para o fim do prazo.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024
A Receita Federal definiu o calendário para a restituição do Imposto de Renda 2024 e vai devolver o dinheiro ao contribuinte que tiver direito a receber em cinco lotes, de maio a setembro.
- 1º lote de restituição - 31 de maio
- 2º lote de restituição - 28 de junho
- 3º lote de restituição - 31 de julho
- 4º lote de restituição - 30 de agosto
- 5º lote de restituição - 30 de setembro
Como consultar a Restituição do Imposto de Renda 2024?
A Receita Federal libera a consulta ao lote de Restituição do Imposto de renda no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br, sempre uma semana antes da data que fará o pagamento.
Logo, o contribuinte só vai saber se vai receber a restituição do IR 2024 no primeiro lote a partir de 24 de maio.
Em 'Fila para a Restituição'
Para aumentar a ansiedade de quem se apressou para entregar a declaração no começo do prazo, a Receita já começou a processar os documentos enviados e, milhares de contribuintes já estão 'Em Fila para Restituição'.
E quem fez a declaração sabe qual o valor vai receber de restituição. Se não lembra, basta olhar no recibo de entrega da declaração, que pode ser resgatado no programa do IRPF 2024 ou no site e aplicativo Meu Imposto de Renda.
Fonte: Valor Investe