Para nós, brasileiros, tomar banho é um dos momentos mais esperados do dia, pois é relaxante e de autocuidado, mas também pode ser um dos momentos em que mais gastamos energia.
E para garantir que você não tenha surpresas desagradáveis na conta de luz, é importante prestar atenção no horário em que você decide se banhar.
Horários de pico: quais são?
O horário de maior pico de consumo de energia. Geralmente entre 20h e 23h é quando as tarifas estão mais altas. Pensando nisso, se você quer economizar na sua conta de luz, o ideal é evitar tomar banhos nesse período.
Entre as 19h e 20h e das 23h às 0h, as tarifas são intermediárias, mas ainda assim mais altas.
Já entre meia-noite e 19h os valores são mais baixos, sendo o período de horário mais econômico para tomar banho.
Vale a pena lembrar que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia em uma casa. Por isso, é fundamental ajustar a temperatura do chuveiro para economizar.
Quanto mais quente a água, maior o consumo de energia. Então, sempre que possível, opte por temperaturas mais baixas durante o banho.
Além do mais, é importante ficar atento aos seus hábitos de consumo de energia.
Desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, utilizar lâmpadas LED, reduzir o tempo de uso do ar-condicionado são algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença na sua conta de luz.
Para garantir que você não tenha surpresas desagradáveis ao final do mês, fique atento ao horário em que toma banho e aos seus hábitos de consumo de energia.
Afinal, pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer uma grande diferença na sua conta de luz e no meio ambiente.
Assim, o banho não precisa ser quente para ser relaxante; economize energia e água fazendo escolhas mais sustentáveis
Fonte: Escola Educação