TSE cassa mandato de dois vereadores de Nova Venécia por fraude a cota de gênero



Em decisão publicada nessa terça-feira (14), o Ministro Nunes Marques foi favorável a anulação dos votos recebidos pelo Solidariedade no município de Nova Venécia nas eleições municipais de 2020. 

O Partido elegeu Sebastião Antônio Macedo e Vanderlei Bastos Gonçalves, mas não cumpriu a cota de gênero ao registrar desistência de uma candidatura feminina e não substitui-la e não apresentar renúncia de candidaturas masculinas.


Na decisão, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, entendeu que o Partido Solidariedade fraudou a cota de gênero para disputar as cadeiras da Câmara de Nova Venécia nas eleições de 2020, dando parecer favorável ao r
ecurso apresentado por André Neto Zen, Cláudio Marcos Alves, Deneval Rocha e Otamir Carloni.

Nunes Marques decidiu pela anulação de todos os votos recebidos pelo partido na referida eleição e cassação do mandato de todos os eleitos pela sigla. Além das cassações, a decisão determina a inelegilidade do vice-prefeito Paulo Roberto Alves Damaceno, presidente municipal do partido na época e pelo recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. 

A Justiça Eleitoral do ES, definirá data para retotalização dos votos, para definição dos suplentes que assumiram as vagas deixadas por Vanderlei e Sebastião.








Postagem Anterior Próxima Postagem