A CBF anunciou, na noite desta quarta-feira (15), a suspensão das rodadas 7 e 8 do Brasileirão. A decisão vale para os dois próximos finais de semana e segue o pedido de 15 dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.
O pedido de suspensão foi feito em solidariedade ao Rio Grande do Sul, que atravessa um desastre ambiental causado por fortes chuvas que têm elevado o nível do lago Guaíba. Com isso, o Brasileirão não deve ter partidas antes do dia 1º de junho, para quando está prevista a nona rodada.
Os clubes favoráveis ao adiamento das partidas foram: Atlético/GO, Atlético/MG, Athletico/PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória/BA, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco.
Também foi levada em consideração a solicitação feita anteriormente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados. Até então, apenas os jogos das equipes gaúchas estavam suspensos. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Red Bull Bragantino são os times que não se manifestaram a favor da paralisação.
"Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil. Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira", diz o comunicado da CBF.
"Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário", conclui.
CONSELHO TÉCNICO MANTIDO PARA O DIA 27 DE MAIO
Anteriormente, a CBF havia anunciado que tomaria uma decisão sobre a paralisação do campeonato durante Conselho Técnico Extraordinário marcado para dia 27 de maio. A reunião está mantida, na mesma data, com o intuito de debater outros temas. como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
Conselho Técnico da CBF com os clubes está mantido para o dia 27 de maio - Foto: Rafael Ribeiro / CBF |
A suspensão anunciada nesta quarta-feira é exclusivamente do Brasileirão. A princípio, a Copa do Brasil, também organizada pela CBF e que tem jogos na semana que vem, continua sendo disputada normalmente, com exceção das partidas envolvendo o quarteto gaúcho Grêmio, Internacional, Juventude e Ypiranga-RS.
Já nos campeonato organizados pela Conmebol houve uma realocação de datas para as partidas de equipes do Rio Grande do Sul.
Os dois próximos jogos continentais de Grêmio, pela Libertadores (Huachipato e Estudiantes), e do Internacional (Real Tomayapo e Delfin), pela Copa Sul-Americana, foram deslocados para os dias 4 e 8 de junho. O Grêmio anunciou, nesta quarta, que vai mandar suas partidas no Couto Pereira. Já os treinos da equipe serão realizados até o dia 26 no CT do Corinthians, em São Paulo.
VEJA OS CLUBES QUE PEDIRAM A PARALISAÇÃO:
- Atlético/GO
- Atlético/MG
- Athletico/PR
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Bahia
- Juventude
- Vitória/BA
- Fluminense
- Fortaleza
- Grêmio
- Botafogo
- Internacional
- Vasco da Gama
VEJA OS CLUBES CONTRÁRIOS À PARALISAÇÃO
- Corinthians
- Flamengo
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- São Paulo
Fonte: Folha Vitória