Tradição teve início em 2019 e é realizada em unidades prisionais de São Mateus, Linhares, Colatina e Viana.
Detentos também participam de celebrações de Corpus Christi dentro dos presídios no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Secretaria de Justiça do Espírito Santo |
Detentos confeccionam tapetes de Corpus Christi dentro de presídios no ES
Cerca de 100 detentos no Espírito Santo confeccionaram de segunda-feira (27) até quarta-feira (29) os próprios tapetes de Corpus Christi dentro dos presídios para marcar a data religiosa. Os tapetes foram confeccionados com palha de café, areia, pó de serra, corantes e outros objetos para enfeitar os corredores na parte interna e externa das prisões.
São mais de 350 metros lineares de imagens. Os desenhos trazem cruzes, pombas e bíblias, dentre outros símbolos, e remetem ao sacramento da comunhão.
A tradição desse projeto nas prisões teve início em 2019, no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), e hoje é realizada em pelo menos seis unidades prisionais espalhadas pelo estado.
Em algumas dessas unidades, os detentos vão receber a visita de parentes, que também poderão ver os tapetes confeccionados.
Detentos do Espírito Santo confeccionam tapetes de Corpus Christi dentro de presídios — Foto: Divulgação/Secretaria de Justiça do Espírito Santo |
A atividade foi coordenada por voluntários da Pastoral Carcerária, ligada à Igreja Católica, e faz parte da assistência religiosa nos presídios. Os tapetes vão ficar expostos até o próximo domingo (2).
Além a confecção dos tapetes, a data também é celebrada com a realização de missas na quarta-feira (29) e na quinta-feira (30) nas unidades prisionais. Como demora a confecção, os detentos começaram os trabalhos na segunda.
Os tapetes são tradicionalmente confeccionados nas unidades prisionais de São Mateus, onde estão a Penitenciária Regional (PRSM); a Penitenciária Semiaberta (PSSM) e o Centro de Detenção Provisória (CDPSM).
Em Colatina, o Centro Prisional Feminino (CPFCOL) também desenvolve a atividade, bem como no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).
Na Região Metropolitana de Vitória, os tapetes enfeitam o Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2).
O maior tapete confeccionado foi na Penitenciária Regional de São Mateus, onde 11 internos participaram e fizeram 120 metros.
Já o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares foi a que teve a maior participação, com 60 internos que fizeram 50 metros de tapetes.
Confira os números por penitenciária:
- Centro Prisional Feminino de Colatina: 20 internas – 49 metros
- Penitenciária Regional de São Mateus: 11 internos - 120 metros
- Centro de Detenção Provisória de São Mateus: 10 internos – 44 metros
- Penitenciária Semiaberta de São Mateus: 10 internos - 105 metros
- Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares: 60 internos – 50 metros
- Centro de Detenção Provisória de Viana 2: 28 internos - 30 metros
Fonte: G1