Profissão, antes extinta, tem gerado salários atraentes para aqueles que desejam investir na área; veja mais a seguir.
A profissão de alfaiataria está de volta – Imagem: krakenimages/Shutterstock/Reprodução |
Porém, uma dessas profissões que estavam esquecidas desde os anos 70 voltou a ganhar destaque no mercado de trabalho.
E mais, ela não só voltou a ser solicitada como está oferecendo uma remuneração atrativa, podendo pagar até R$ 5 mil mensais.
Entenda qual é essa função, suas características, os motivos de seu ressurgimento e as oportunidades que oferece.
O retorno da alfaiataria
Uma das profissões que está retornando a ativa é a de alfaiate!
Embora muito popular até os anos 70 e sinônimo de qualidade e exclusividade na confecção de roupas sob medida, a função perdeu a popularidade com o surgimento das produções em massa e popularização do pronto-a-vestir.
No entanto, a busca por peças únicas, ajustadas perfeitamente ao corpo e feitas com materiais de alta qualidade tem trazido os alfaiates de volta à cena.
A valorização do trabalho artesanal
Com o mundo automatizado, as pessoas têm sentido falta dos produtos simples e manuais, com isso surgiu uma tendência crescente de valorização do trabalho artesanal e personalizado.
Os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por produtos que ofereçam qualidade superior e exclusividade.
Tal mudança de comportamento tem impulsionado a profissão de alfaiate, permitindo que esses profissionais cobrem valores mais altos por suas criações.
Sustentabilidade e qualidade na produção de roupas
Um assunto extremamente atual e necessário é a conscientização sobre a sustentabilidade, e essa é uma das razões para o ressurgimento dos alfaiates.
Peças produzidas em massa tendem a ter menor durabilidade e são descartadas mais rapidamente, já aquelas feitas sob medida duram mais tempo e esse enfoque sustentável atrai consumidores que desejam reduzir o impacto ambiental de suas escolhas de moda.
Peças únicas feitas sob medida
Produtos fabricados em altas quantidades e modelos similares também têm contribuído para o retorno dos alfaiates.
A padronização do vestuário fez com que a individualidade tenha se tornado mais valorizada e, por consequência, ocorreu o retorno dessa profissão.
Isso possibilita o uso de roupas de acordo com sua personalidade, com modelos exclusivos e personalizados.
Oportunidades na área de alfaiataria
Há diversas opções de cursos e capacitações disponíveis para quem deseja ingressar na profissão de alfaiate.
Inúmeras possibilidades de profissionalização em escolas especializadas e até mentorias com aprendizagens práticas diretamente com alfaiates experientes.
O mercado para alfaiates está em expansão, com uma demanda crescente por serviços de alta qualidade.
Além dos clientes particulares, muitos alfaiates encontram vagas em ateliês, lojas de roupas de luxo e até no cinema e teatro, em que suas habilidades são requisitadas para criar figurinos sob medida.
Fonte: Capitalist