Pastel de carne com açúcar, amalá, pratinho, tacacá: as comidas das festas juninas pelo país


Além dos pratos típicos — em sua maioria feitos à base de milho — cada estado do país tem opções de quitutes que refletem a cultura e as características geográficas da região.

Mesa junina com o bolo pé de moleque — Foto: Jael Soares/ G1

A festa junina é experiência cultural bastante diversificada, especialmente quando se trata da gastronomia. Além das chamadas comidas típicas — feitas principalmente à base de milho — cada região do país acrescenta às comemorações de São João comidas "diferentonas", relacionadas às culturas e características geográficas locais.

A região Nordeste reúne várias opções de comidas que fazem parte dos costumes locais, mas surpreendem os turistas.

Em Pernambuco, o bolo pé de moleque é campeão de audiência, seguido pela canjica, pamonha e munguzá, uma iguaria feita com milho branco. Tem também o bolo de rolo, tradicional no estado, e o de mandioca.

No São João de Caruaru — que disputa o título de "maior do mundo" com Campina Grande — é possível encontrar o Amalá. O prato, que teve origem nas religiões de matrizes africanas, é feito com quiabo, azeite de dendê, pimenta, camarão, rabada, amendoim e castanha.

Amalá servido em Caruaru — Foto: Divulgação/PMC

Já no São João de Campina Grande, na Paraíba, conhecido como o "Maior São João do Mundo", um dos destaque é pastel feito de carne moída e polvilhado com açúcar. O salgado adocicado ganhou fama nacional depois que Juliette declarou seu amor por ele nas redes sociais e se tornou patrimônio cultural dos paraibanos, apesar de ter sido criado em Pernambuco.

Já na Bahia, é comum que as festas juninas tenham laranja e tangerina. O vatapá, feito com pão dormido, leite de coco, peixe amendoim e camarões, fica de fora dos festejos juninos baianos, mas está presente no Ceará, onde é servido no chamado "pratinho", uma mistura de vatapá, baião de dois, carne de sol, creme de galinha, paçoca e farofa.

No Maranhão, a palavra que domina a culinária das festas juninas é caranguejo. Por lá, a torta e a pata de caranguejo são um sucesso. Já nas festas juninas do Piauí, é possível experimentar um prato queridinho para o almoço de domingo: a panelada. Ela é feita com vísceras de boi, cebola, tomate, pimentão e temperos.


Pastel de carne com açúcar é considerado patrimônio imaterial da Paraíba — Foto: Tortlas Confeitaria/Divulgação


Festas juninas pelo país

  • Na região Norte, você pode tomar um tacacá, como diria Joelma. O caldo de tucupi servido com folha de jambu, goma de tapioca e camarão é servido nas festas juninas locais do Amazonas, Acre, Amapá e Pará.
  • Em São Paulo, além do cuscuz paulista, há uma variedade de pratos orientais - que foram incorporados à festa, como o yakissoba, o sashimi, hot roll e tempurá. E tem também os quitutes chamados tradicionais da festa como pipoca, pastel, cachorro-quente e espetinho.
  • Já os caldos estão presentes em Minas Gerais. Há opções de vários sabores como ervilha, feijão, mandioca, abóbora, além do angu, um creme salgado feito com fubá.
  • O pinhão, por sua vez, é encontrado em todas as festas juninas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Fonte: G1 PE



Postagem Anterior Próxima Postagem