Deputado Paulo Foletto participa de encontro do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde


Coordenado pela pasta da Saúde, grupo reúne 20 ministérios e instituições de governo, além de associações empresariais, centrais sindicais, representantes do setor produtivo e da sociedade civil


Na última terça-feira (18), o deputado federal Paulo Foletto (PSB-ES), participou da Reunião Plenária do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), em que foi apresentada a reconstrução do marco regulatório dos programas de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL). A ação é parte da estratégia do governo federal para retomar a política industrial e, em até dez anos, nacionalizar a produção de 70% dos medicamentos, equipamentos, vacinas e outros insumos médicos utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o grupo reúne mais 20 ministérios e instituições de governo, além de 30 associações empresariais, centrais sindicais, representantes do setor produtivo e da sociedade civil. 

Sobre a reunião o deputado destacou a iniciativa que, segundo ele, tem como proposta estimular a produção em larga escala de insumos e tecnologias para a saúde, gerando uma nova industrialização com inclusão e sustentabilidade.


"A minha missão junto ao Ministério da Saúde é buscar recursos para a implantação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde no Espírito Santo.

Conversei com o diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, Leandro Safatle. Ele se comprometeu em nos ajudar com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Gadelha, e ainda com a ministra Nísia Trindade, a buscarmos recursos para a saúde do nosso estado.

A implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento da saúde no Espírito Santo impulsionará a busca por novas soluções e investimentos. E, logicamente, quem ganha é a população que terá um atendimento em saúde ainda mais qualificado e com novas soluções de tratamentos", comentou Paulo Foletto.


O Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo busca orientar o esforço nacional de investimento em inovação e produção, público e privado, por meio de transferências tecnológicas de produtos estratégicos. De forma complementar, o Programa de Desenvolvimento e Inovação Local tem por finalidade promover o desenvolvimento local de soluções inovadoras voltadas aos desafios em saúde. Ambos têm foco na promoção da sustentabilidade do SUS e, consequentemente, na ampliação do acesso à saúde para os cidadãos brasileiros.

A reunião também contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade; de representantes da Casa Civil, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Fazenda, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), entre outras instituições.


Da Redação / Com informações do Ministério da Saúde





Postagem Anterior Próxima Postagem