Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em data diferente do resto do mundo? Pai do ex-governador João Dória é o criador da data


Confira a explicação e o que 5 empresas estão fazendo para bombar vendas nesse dia tão importante para o comércio

No resto do mundo, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro (Pannonia/Getty Images)

O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, é uma data especial para os casais. Nele, os apaixonados comemoram a perenidade do amor e celebram as conquistas da vida juntos.

Nós não comemoramos essa data. Pelo menos não no mesmo dia que o resto do mundo.


Por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados no 12 de junho?

Porque é mais lucrativo. O dia 14 de fevereiro, data em que se comemora o Dia de São Valentim na maioria dos países, cai quase sempre na semana do Carnaval. Se fizéssemos assim, a indústria, e principalmente o varejo, ficaria sem um feriado para alavancar as vendas.

Quem teve a ideia original foi o publicitário João Dória Neto, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Jr., nos anos 1940.

Trabalhando na Standart Propaganda, ele queria levantar as vendas da loja de departamentos pela qual era contratado, e escolheu a data véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Com o slogan “Nem só com beijos se prova o amor”, a campanha de Dória Neto foi um sucesso e a data é comemorada em 12 de junho desde então.

Não é à toa que todo 14 de fevereiro os paulistas brincam dizendo “a gente não comemorar hoje é culpa do pai do Dória”.


E a data vende mesmo?

A relevância econômica do Dia dos Namorados brasileiro é significativa, sendo a sexta data comemorativa mais importante do varejo no Brasil em relação à movimentação financeira. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o comércio varejista movimente R$ 2,59 bilhões em vendas em 2024.
Caso a expectativa se confirme, o volume representará um crescimento de 5,6% em relação a 2023.
O segmento de vestuário, calçados e acessórios está em destaque, com previsão de movimentar R$ 1,083 bilhão, um aumento real de 6,7% em comparação ao ano anterior.

Com isso, empresas de diversos segmentos aproveitam a ocasião para lançar promoções e produtos exclusivos. Este ano, a criatividade e a inovação se destacam nas campanhas.





Postagem Anterior Próxima Postagem