VÍDEO: Cachorro é atacado por pitbull solto na rua e fica em estado grave em Linhares

Homem que estava na rua atravessou para ajudar e deu vários chutes em pitbull durante ataque em Linhares Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um cachorro de pequeno porte foi atacado por um pitbull solto na rua na manhã desta quarta-feira (19) em Linhares, Norte do Espírito Santo. Imagens de uma câmera de segurança (veja vídeo abaixo registraram o momento em que a tutora passeava com o animal e um pitbull aparece na calçada e vai direto no pescoço do vira-lata. Um homem atravessou a rua para ajudar e até chutou o pitbull.

Nas imagens, ainda é possível ver que, a tutora puxa e sacode o próprio cachorro, Marley Augusto, várias vezes e o homem também bate no pitbull com uma sacola.

Após várias tentativas e chutes do homem, o pitbull solta Marley. A dona consegue pegar o pet no colo, mas o pitbull ainda insiste, pula para tentar alcançar o cão ferido e morde uma das patas.

Depois o homem consegue espantar o pitbull que foge pela calçada na mesma direção em que apareceu.

O animal atacado é um vira-lata de 13 anos chamado Marley Augusto. A dona de casa Rosana Bravim é a tutora do cachorro que ficou gravemente ferido.

"Era um pitbull muito forte, provavelmente com seus 50 kg. E quando ele atacou eu comecei a gritar, as pessoas passavam, mas foi muito rápido, ele surgiu do nada, porque se eu tivesse visto que viria um cachorro sozinho dessa raça, ou outro cachorro qualquer sem coleira, sem peitoral, guia ou focinheira, eu teria pego meu cachorro no colo e me abrigado em algum lugar, porém não deu tempo", disse Rosana.

Estado de saúde delicado

O vira-lata segue internado em uma clínica veterinária. A tutora de Marley explicou que por ser um cachorro idoso, já tinha alguns problemas de saúde, o ataque agravou a situação.

"O quadro do meu cachorro é delicado. Ele foi muito mordido, sacudido pelo pescoço e teve lacerações profundas. São várias escoriações, por menos de 1 centímetro pegaria na jugular dele e ele morreria. Se ele ficar vivo, ele vai ser um cachorro deficiente, porque o pescoço dele foi praticamente quebrado. Ele já tinha problema na cervical, luxação em uma pata e fazia controle de dor. E como ele foi atacado justamente na cervical, ainda não sabemos o que será dele", comentou Rosana.

Marley Augusto é um vira-lata de 13 anos e foi atacado por um pitbull em Linhares, Espírito Santo — Foto: Acervo pessoal

A dona de casa explicou que como o machucado no pescoço do animal foi profundo, os veterinários ainda não conseguiram fechar o ferimento.

"O Marley é um doce, só vive feliz, é dócil. Sei que ele está sendo cuidado na clínica, mas aqui fora preciso fazer tudo por amor ao Marley e até mesmo pelo pitbull. Ele não teve culpa, mas sim o tutor. O animal age por instinto, não é culpa dele", relatou Rosana.

Investigação

O caso foi registrado na delegacia do município. A Polícia Civil busca identificar o tutor do pitbull e o o caso seguirá em investigação pela Delegacia Especializada de Infrações Penais e Outras (Dipo) de Linhares.

Quando identificado, o dono pode responder por maus tratos.

" Se você tem um animal de grande porte, você não pode andar com ele sem aquela focinheira que impede ele de atacar outros animais ou até pessoas. Mas se você anda com um animal desse e ele ataca uma pessoa ou outro animal, você como proprietário é responsável pelo ataque", pontuo o delegado da delegacia de Linhares, Fabrício Lucindo.

O delegado disse ainda que pediu imagens de outras câmeras de segurança da região para identificar o tutor.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem