Chanfrado, língua de gato e mais: veja pincéis de maquiagem e como usar cada um


Além do preparo da pele, o uso de itens corretos na aplicação dos cosméticos também garante o resultado perfeito

Conheça os principais pincéis para uma boa maquiagemCarol Yepes/Getty Images

Muito além da pele hidratada, skincare em dia e o uso de produtos de qualidade, na hora de preparar uma boa maquiagem – seja elaborada ou mais simples -, é necessário se atentar aos pincéis corretos.

Diante da grande variedade de opções disponíveis no mercado, também é normal que algumas dúvidas pipoquem na mente, afinal, qual a função de cada um? É possível utilizar o mesmo item para cosméticos diferentes?

Katia Araujo, artista nacional da M.A.C Cosmetics Brasil explica que, apesar de muito serem parecidos, são as sutilezas que os diferenciam. Muitas das vezes, inclusive, é a peça chave para alcançar o resultado perfeito.

Segundo a profissional, é possível reutilizar o mesmo pincel, por exemplo, na aplicação de base, corretivo, blush e iluminadores cremosos.

“Neste universo não se deve ditar tantas regras. Não podemos esquecer que a maquiagem é uma expressão de arte e as ferramentas devem ser usadas para que possamos chegar ao resultado, ainda que não tenham sido desenhadas para aquele local específico”, garante.
Pele, lábios e olhos: conheça os principais pincéis para cada parte do rosto


Base

O efeito que se espera é obter a potência da base, seja de alta ou leve cobertura. Assim, opte por algo mais versátil que possibilite uma construção de camadas. O lígua de gato é um dos mais tradicionais.

Pincel para base / Divulgação



Na aplicação do pó, é indicado manter o controle e, segundo Katia, não há necessidade de aplicar o item em todo o rosto. “É importante focar em zonas que produzem mais oleosidade e, ainda assim, de maneira controlada”.

Busque por um pincel que tenha cerdas suaves, leves e maciais, capazes de tocar a face com delicadeza.
Pincel para pó / Divulgação


Blush

É necessário ter um corte levemente anguloso, que também dá um “empurrãozinho” na hora do contorno facial. A dica é selecionar um pincel com o corte não muito reto e nem com cerdas muito compactadas, já que isso o torna mais firme e duro, impossibilitando de criar um efeito esfumado difuso – o mais desejado na hora de aplicar o blush.

Pincel blush / Divulgação


Sombra

Nos olhos, é indispensável um pincel no formato plano e outro com cerdas mais longas e fofas. O truque é escolher itens que se encaixem bem com o tamanho dos seus olhos.
Pincel para olhos / Divulgação


Delineadores

Para criar linhas precisas como delineadores e sobrancelhas, por exemplo, aposte no anguloso, chanfrado ou plano.

Pincel chanfrado / Divulgação


Esfumar

Para esfumar linhas quando, por exemplo, se aplica lápis na raiz dos cílios, o ponta de lápis é um dos mais utilizados. Na hora de criar um ponto de luz no canto interno dos olhos, o pincel também pode ser uma boa alternativa.

Pincel para esfumar / Divulgação



Fonte: CNN Brasil



Postagem Anterior Próxima Postagem