Consome cinco vezes menos e não precisa de gás: esta invenção francesa quer substituir o ar-condicionado

Empresa obteve um financiamento de 10 milhões de euros para expandir a produção

Projeto da Caeli Energie (Imagem: Caeli Energie/Reprodução)

Substituir o ar-condicionado não é uma tarefa fácil, mas não é difícil imaginar que existam alternativas melhores. Já imaginou outras opções mais eficientes, que não necessitam de gases e que dispensam uma máquina externa cujo tamanho costuma incomodar? Pois a startup francesa Caeli Energie pensou.

A empresa criou um sistema de ar condicionado que promete consumo até cinco vezes menor que os condicionadores de ar convencionais, não utiliza gás carbônico para resfriar e não necessita de máquina externa. Baseia-se apenas numa máquina interna, com um curioso desenho oval.

Para desenvolver esta alternativa, a Caeli Energie obteve uma segunda ronda de financiamento de 10 milhões de euros em outubro de 2023. “Caeli é a única solução de baixo carbono para refrigeração de edifícios fabricada na Europa e a mais eficaz do mundo”, explica Asterion, um dos parceiros de investimento.

A Caeli Energie foi fundada em 2020 por Rémi Perony e Stéphane Lips e patentearam a tecnologia em conjunto com o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS).
Tecnologia francesa baseada na evaporação da água

O sistema é baseado em resfriamento adiabático, o que significa que não há troca de calor com o ambiente. Em vez disso, o sistema é isolado e o resfriamento é produzido diretamente pelo trabalho da própria máquina.

O aparelho da Caeli utiliza o resfriamento do ponto de orvalho e a evaporação da água para resfriar o fluxo de ar extraído do edifício e o ar soprado para o ambiente. Quanto mais elevada for a temperatura exterior, mais eficiente será o arrefecimento. A ideia é que o ar expelido pela máquina seja mais fresco do que o ar que ela aspira.

(Imagem: Caeli Energie/Reprodução)

A invenção possui uma potência de refrigeração de 2 kW e um coeficiente de desempenho até quatro vezes superior ao de um ar-condicionado convencional. A máquina mede cerca de 2,5 metros de altura e foi projetada para resfriar uma sala de 20 a 40 metros quadrados.

Ao consumir menos energia, também reduz as emissões. Comparada aos aparelhos de ar-condicionado, a invenção da Caeli Energie promete reduzir a pegada de carbono em 80%. Outra vantagem de não utilizar gases refrigerantes é que o nível de peças necessárias para reparo e operação é menor. Conforme explica Caeli, eles utilizam uma grande quantidade de peças recicláveis ​​para a fabricação.

O preço da máquina Caeli varia entre 2.500 e 3.000 euros (entre R$ 14.000 e R$ 18.000 em conversão direta), com a instalação incluída. Um preço ligeiramente superior ao da maioria dos aparelhos de ar-condicionado, mas que pode ser reduzido no futuro se a tecnologia se tornar popular.

Fonte: IGN Brasil 

Postagem Anterior Próxima Postagem