Dia dos Avós: com 12 netos e 3 bisnetas, idosa de 82 anos se forma em direito em PE


"Chegou a hora de imitar meu pai, de realizar um sonho. Ele era um espetáculo de advogado", disse Lourdes. Colação de grau do curso será realizada no próximo dia 31 de julho, em Arcoverde, Sertão de Pernambuco.

Idosa de 82 anos realiza sonho de se formar em Direito. — Foto: Arquivo pessoal

No próximo dia (31), Maria de Lourdes Albuquerque Moraes, de 82 anos, vai realizar um dos maiores sonhos da vida: receber o título de bacharela em direito. A idosa, que teve seis filhos, tem 12 netos e três bisnetas, mora em Arcoverde, Sertão de Pernambuco, e tem muitos motivos para comemorar o "Dia dos Avós".

O "Dia dos Avós" é comemorado no dia 26 de julho por um forte motivo: é a data em que a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, avós de Jesus. No Nordeste do país, o mês de julho é conhecido pelos nordestinos como "Mês de Santana", em alusão aos avós de Cristo.

Lourdes é aposentada, trabalhou por muitos anos como professora e foi servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O sonho de cursar direito era antigo, mas por várias décadas, precisou ficar de lado por causa de uma tragédia familiar, que "obrigou" a idosa a se dedicar totalmente à família.

"Meu pai era um amante do saber. Cresci com a vontade de ser advogada. O crescimento da família impediu esse sonho de início. Quando estava grávida do sexto filho, meu esposo foi assassinado por engano", contou.

Após a aposentadoria e a criação dos filhos, chegou o momento de investir no sonho antigo. Com a ajuda de um amigo, servidor do INSS, dona Lourdes fez o vestibular e se classificou em 20º lugar para o curso de direito.

O sonho estava mais perto de se tornar realidade após uma vida de muitas dificuldades financeiras e emocionais, que por muito tempo fizeram a idosa ser mãe e pai, ao mesmo tempo. Lourdes disse que, mesmo após a aposentadoria, passou muitos anos ensinando em casa para estudantes do município de Arcoverde.

"A casa ficava cheia em tempo de provas na cidade. A luta não foi fácil. Para uma pessoa que vivia em angústia, eu me classifiquei em 20º lugar na AESA de Arcoverde (faculdade). Me senti feliz, feliz demais", conta.

Quem acompanha a trajetória de Lourdes na instituição de ensino é Givanilson Bezerra de Lima, Coordenador do curso de Direito da Faculdade AESA. Ele foi professor da idosa no terceiro e quarto períodos do curso. 

"A história de dona Lourdes é muito importante, pois ela nos mostra que a educação não tem limites, não existe faixa etária. Ela não faltava uma aula, seja presencial ou virtual. Ela sempre esteve presente", disse.

Para quem pensa que Maria de Lourdes Albuquerque Moraes vai parar após a formação acadêmica, está enganado. Os planos para o futuro já estão em mente e em breve serão colocados em prática.

"Uma pós-graduação, tirar a carteira da OAB. Estou feliz por realizar o desejo, o sonho também do meu pai. O meu sonho foi esse, seguir os passos do meu pai", conta.

Idosa do Sertão de Pernambuco vai colar grau no próximo dia 31 de julho. — Foto: Arquivo pessoal


Idosa de 82 anos teve 6 filhos, tem 12 netos e 3 bisnetas. — Foto: Arte: Thiago Henrique

Sonho de cursar direito se torna realidade após aposentadoria. — Foto: Arquivo pessoal



Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem