Convocados receberão mensagem, via e-mail ou SMS, com código de verificação que deve ser informado no site do TRE-ES para validar o processo. Não haverá envio de cartas para mesários.
Mesário durante eleição — Foto: Divugalção |
A Justiça Eleitoral já começou a convocar os mesários do Espírito Santo para trabalhar nas eleições 2024. O chamamento será feito apenas por e-mail e SMS, ou seja, por meios eletrônicos. Não haverá envio de cartas para chamar esses colaboradores.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), os cerca de 39 mil mesários e os outros milhares de eleitores que desempenharão outras funções nessas eleições serão nomeados até o dia 7 de agosto. Depois desta data, outros eleitores ainda poderão ser nomeados em caso de substituição ou necessidade da Justiça Eleitoral.
Convocação eletrônica
Desde 2020, o TRE-ES faz a notificação dos convocados por meio eletrônico, via e-mail ou mensagem de texto SMS, que substituiu as cartas enviadas nas eleições anteriores. Veja abaixo um exemplo de como será a mensagem enviada:
Convocação enviada aos mesários por e-mail — Foto: Divulgação/TRE-ES |
Na mensagem, o TRE-ES enviará aos eleitores convocados um código de verificação que deverá ser informado em uma área específica do site do tribunal e que dará acesso às informações sobre aquela convocação: data, horário e local de trabalho e treinamento.
O TRE-ES explicou, no entanto, que, por questões de segurança, não serão enviados links no corpo da mensagem e que o eleitor convocado deverá acessar o endereço do site direto pelo navegador.
Na página principal do site do TRE-ES, o convocado deve procurar o banner "Mesária e mesário - digite seu código de convocação".
O código não deve ser informado a terceiros e o eleitor convocado deve se certificar que o endereço acessado é de fato o site do TRE-ES. O tribunal reforça que não enviará links clicáveis no corpo da mensagem.
As listas dos mesários convocados para trabalhar nas eleições são de responsabilidade dos cartórios eleitorais. Para saber se você foi convocado ou para obter a lista dos convocados, faça contato com o cartório eleitoral em que você está inscrito.
Consulte o portal da Justiça Eleitoral para encontrar o site ou o telefone do Tribunal Regional Eleitoral. A convocação é válida para os dois turnos das eleições.
Site do TRE-ES com destaque no banner em que os eleitores convocados deverão clicar para digitar o código de verificação — Foto: Reprodução/TRE-ES |
Veja o passo a passo
- Abrir a mensagem de convocação, que será recebida por e-mail ou SMS (a mensagem não será enviada por WhatsApp ou app de mensagens e não terá links)
- Acessar o site www.tre-es.jus.br
- Clicar no banner "Mesária e mesário - digite seu código de convocação"
- Ler as informações da página de confirmação
- Validar a notificação digitando o "Código Verificador" e a "Data de Nascimento"
- Clicar na caixa "Não sou um robô" e responder a tarefa de validação
- Clicar em "Enviar"
Os eleitores que já trabalharam em eleições anteriores ou se inscreveram como mesários voluntários, mas ainda não receberam a notificação do cartório eleitoral, podem saber se foram convocados clicando neste link.
Fonte: G1 ES