INVERNO | Entenda fenômeno que fez cachoeira no ES congelar


Fenômeno foi registrado na quarta (24) nas proximidades do acampamento Casa Queimada, na região do Caparaó

Foto: Ivan de Souza

O frio registrado em algumas regiões do Espírito Santo conseguiu congelar cascatas na região capixaba do Parque Nacional do Caparaó. O fenômeno foi registrado na quarta-feira (24), pelo guia Ivan de Souza.

O fenômeno aconteceu nas proximidades do acampamento Casa Queimada, que fica cerca de oito quilômetros da entrada capixaba do parque.

Em imagens impressionantes, é possível perceber água nas pedras, que formam uma cascata congelada. Além da formação de um bloco de gelo. 


Segundo o meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, o fenômeno ocorre devido a manhã estar muito gelada, com vento calmo e a região ser mais elevada.

Ele descreve que o parque do Caparaó, tem o terceiro ponto mais elevado no Brasil, o pico da bandeira que fica em torno de 2892 metros.

"A região não tem estação de medição. Mas devido à elevação acima do nível do mar, dependendo de onde foi feito o registro, a temperatura cai com facilidade e favorece para ocorrência do evento de congelamento e a formação dos cristais de gelo", afirmou o meteorologista do Climatempo.



Postagem Anterior Próxima Postagem