Ministra francesa toma banho no rio Sena a duas semanas dos Jogos


Mergulho serve para tentar provar que o rio Sena não está poluído e tem condições de receber as provas das Olimpíadas de Paris, que começam no final de julho.

Amélie Oudéa-Castéra, ministra do esporte, cumprimenta o triatleta paralímpico Alexis Hanquinquant no rio Sena — Foto: Ministério do Esporte da França

A ministra francesa do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, tomou banho no rio Sena neste sábado (13), duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos em Paris, e disse que entrar no rio foi uma "emoção indescritível".

As autoridades francesas esperam que o ato da ministra prove que o rio da capital está limpo o suficiente e pronto para ser o palco dos eventos de natação durante os jogos.

Acompanhada do triatleta paralímpico Alexis Hanquinquant, a ministra mergulhou próximo às pontes Alexandre III e Invalides, local das provas de maratona aquática e triatlo.

"Foi uma emoção indescritível. Estamos sonhando e esperando por isso. Teve muito trabalho envolvido por anos feito por um grupo de pessoas e fomos bem-sucedidos. Graças aos jogos, estamos intensificando o desafio de tornar o rio pronto para nadar", disse, após o mergulho.

Oudéa-Castéra se antecipou à prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que nadará no Sena no dia 17 de julho, se a qualidade da água permitir.

Depois de vários resultados negativos na sequência de uma primavera e início de verão chuvosos e pouco ensolarados, as autoridades locais anunciaram na sexta-feira que os parâmetros estavam dentro dos limites autorizados para a competição.

Os maus resultados da qualidade da água e o elevado caudal do rio provocaram vários adiamentos dos ensaios da cerimônia de abertura dos Jogos, marcada para 26 de julho com desfile ao longo do Sena.

O ensaio está programado para terça-feira (16). O rio Sena foi usado anteriormente em provas dos jogos olímpicos de 1900.

Amélie Oudéa-Castéra, ministra do esporte, nada com triatleta paralímpico Alexis Hanquinquant no rio Sena — Foto: Ministério do Esporte da França



Fonte: G1 Mundo 



Postagem Anterior Próxima Postagem