Seis pessoas ficam feridas em corrida de touros de tradicional festa na Espanha


Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar da corrida, mas as autoridades não deixam de alertar para o perigo, em uma tradição que já causou pelo menos 16 mortes desde 1911

Participante é atingido por animal na Espanha — Foto: MIGUEL RIOPA / AFP

Seis pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira (08) por contusões e traumas, nenhuma por chifrada, no segundo encierro de touros das atuais Festas de San Fermín em Pamplona, no norte da Espanha, segundo um levantamento do governo regional. "Aconteceram seis incidentes registrados", explicou à televisão pública TVE a doutora Estrella Petrina, diretora do Hospital Universitário de Navarra.

Dois dos feridos sofreram traumas cranioencefálicos, incluindo um americano de 54 anos, acrescentou Petrina. Com os de hoje, são doze os feridos nas corridas dos Sanfermines deste ano, nenhum grave e apenas um por uma chifrada, leve. Os seis feridos de domingo já receberam alta.

As corridas com touros são o momento mais esperado e espetacular do dia nas festas de San Fermín, cuja popularidade mundial foi impulsionada pelo escritor americano Ernest Hemingway, frequentador assíduo, com seu romance "Fiesta" ("The Sun Also Rises"), de 1926.

Durante oito dias, todas as manhãs às 08h00, os animais com mais de 500 quilos percorrem os 848,6 metros que separam os currais de Santo Domingo da Praça de Touros, onde serão toureados à tarde, em pouco mais de dois minutos, acompanhados por centenas de corredores vestidos com a tradicional roupa branca e lenço vermelho ao pescoço.

Participantes no festival — Foto: MIGUEL RIOPA / AFP

Os touros desta segunda-feira eram da ganadaria Cebada Gago.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar da corrida, mas as autoridades não deixam de alertar para o perigo, em uma tradição que já causou pelo menos 16 mortes desde 1911, a última delas em 2009.

Os Sanfermines começam em 6 de julho com o lançamento de um foguete da Prefeitura, "el chupinazo", e terminam em 14 de julho, atraindo centenas de milhares de pessoas de todo o mundo para esta festa de dança, música, álcool e touros que não para durante 24 horas por dia.

Participantes correm de touro em rua na Espanha — Foto: ANDER GILLENEA / AFP


Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem