Nas imagens, ao menos oito cruzeirenses estão em cima do teto do veículo, que estava em movimento. A linha 8350 vai da região do Barreiro até a Pampulha.
Torcedores do Cruzeiro sobem em cima de ônibus em BH
Na tarde deste domingo (07), torcedores do Cruzeiro foram flagrados 'surfando' em cima de um ônibus, em Belo Horizonte. As imagens mostram cerca de oito pessoas sobre o teto do veículo.
A linha em que os cruzeirenses estavam sendo transportados no teto foi a 8350, em que o itinerário sai da Estação Barreiro e vai até a Avenida Cristiano Machado, na região da Pampulha. O trajeto passa próximo ao estádio do Mineirão, onde o Cruzeiro enfrenta o Corinthians neste domingo. O flagrante foi feito próximo ao Anel Rodoviário, na região Noroeste da capital mineira.
Os passageiros em cima do veículo e o motorista estavam cometendo infrações gravíssimas de trânsito e seria necessário interromper a viagem para o desembarque dos infratores. Além disso o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa e remoção do veículo. Os artigos 231 e 235 do CTB apontam as irregularidades cometidas.
Art 231: "(...) VII - com lotação excedente; Infração - gravíssima; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo; o veículo que transitar excedendo à capacidade máxima de tração, somente poderá continuar viagem após descarregar o que exceder, segundo critérios estabelecidos na referida legislação complementar.(...)"
Art 235: "(...) Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para transbordo.”
O g1 conversou com uma especialista em educação e segurança no trânsito que ressaltou os riscos de “surfar” em transportes, como ônibus e trens.
Ficar de pé em cima de veículos em movimento pode colocar em risco a vida dos infratores. Os ferimentos podem até ser fatais. É uma exposição muito grande, os torcedores poderiam ter recebido choques elétricos em cabos de energia próximos às vias ou serem arremessados em alguma frenagem. É um risco muito grande.
— Roberta Torres, especialista em segurança no trânsito
A BHTrans informou que: "A orientação para esses casos é que o motorista pare com segurança o veículo e solicite que os passageiros desçam. Caso não seja atendido, solicitar apoio dos órgãos de segurança."
Fonte: G1