A Polícia Civil do Espírito Santo recuperou oito bicicletas roubadas de uma loja em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e prendeu três pessoas durante uma operação realizada nesta quarta-feira (7) em Vitória. As bicicletas são avaliadas em cerca de R$ 160 mil.
A ação foi realizada por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DCCTC), tendo apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão no Morro do Cruzamento e em Gurigica, na Capital capixaba.
Segundo o titular da 134ª Delegacia de Campos, delegado Alexandre Netto Cardoso, o golpe começou após dois bandidos criarem perfis falsos em um aplicativo de mensagens e se passarem pelos donos da loja utilizando fotos obtidas em redes sociais.
De dentro de um presídio no Rio de Janeiro, eles usaram telefones para fazer contato com a loja e aplicar os golpes. O crime foi no mês de junho.
Para conseguir as bicicletas, que são usadas em competições de ciclismo e prática de mountain bike, os golpistas enviavam mensagens de Whatsapp e, simulando serem os donos da loja, diziam para os funcionários que haviam conseguido realizar a venda de alguma bike e davam as instruções para a liberação dos produtos.
"Eles entravam em contato com o estabelecimento e fechavam negócio. Pegavam a confiança e simulavam a venda", descreveu o delegado Alexandre Netto Cardoso.
Os criminosos simulavam o pagamento dos produtos com transferências falsas via Pix. Os funcionários, acreditando que a venda era legitima e que estavam falando com o patrão, contratavam o frete e enviavam as bikes, todas para o Espírito Santo.
Quem primeiro desconfiou que se tratava de um golpe foi a empresa de frete, que chegou a fazer uma filmagem do local onde as bikes estavam sendo entregues. "No Estado, os produtos eram entregues para outros membros da quadrilha", disse.
O delegado explicou que, além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, a quadrilha age também em outro estado. “Identificamos que a organização atuava no Espírito Santo e também em Minas Gerais", ressaltou o delegado.
No local onde as oito bicicletas roubadas da loja de Campos foram recuperadas, em Vitória, também foram localizadas mais três bikes e alguns celulares iPhone.
Após o golpe, o dono da loja confidenciou para a polícia que chegou a fechar o estabelecimento diante do prejuízo sofrido. Entretanto, com a recuperação das bicicletas, não vai mais encerrar as atividades.
Os envolvidos nos crimes vão responder por estelionato e receptação. Além dos três presos em Vitória, outros dois suspeitos são investigados, mas ainda não foram localizados.
Fonte: Folha Vitória