Por conta do incidente, motoristas e passageiros abandonaram seus carros e fugiram correndo a pé. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 40 vítimas foram atendidas por inalarem fumaças. Uma pessoa está em estado grave.
Momento em que o caminhão de bebidas é consumido pelas chamas — Foto: Reprodução |
Um caminhão que transportava cerveja pegou fogo dentro de um túnel da Linha Amarela, na altura da Covanca, sentido Fundão, na manhã desta quinta-feira (8). De acordo com as primeiras informações, 40 pessoas que passaram mal por conta da fumaça foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
O trânsito chegou a ser interditado nos dois sentidos da via expressa, mas, por volta das 8h30, foi liberado no sentido Barra. Quase 5 horas após o incidente, uma faixa no sentido Fundão foi liberada.
Desesperados, motoristas e passageiros abandonaram seus carros e fugiram correndo a pé. Já que eles inalavam fumaça. Pelos menos 20 carros foram abandonados na via expressa.
O Corpo de Bombeiros informou que 11 pessoas precisaram ser socorridas para os hospitais Salgado Filho, no Méier; Lourenço Jorge, na Barra; Miguel Couto, na Gávea; e Albert Schweitzer, em Realengo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma pessoa está em estado grave.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio no caminhão. Mas, motociclistas que passavam na região ajudaram a retirar as pessoas que estavam em veículos dentro do túnel.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, motoristas que passam pela Linha Amarela, no sentido Barra, enfrenta um trânsito congestionado com reflexos em Del Castilho, na Zona Norte. O órgão sugeriu vias alternativas para a população. Como a Estrada Grajaú-Jacarepaguá para quem segue da Barra da Tijuca para o Centro.
Por meio da rede social X, o antigo Twitter, o prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu que motoristas evitem a via durante o dia.
"A situação da Linha Amarela ainda é confusa em razão do incêndio em um caminhão dentro do túnel. Evitem o mais possível a via e os acessos".
A Lamsa, concessionária que administra a via expressa, orientou os motoristas a usarem a Barra como rota.
Uma das vítimas que inalou fumaça por conta do incêndio — Foto: Betinho Casas Novas/TV Globo |
"A Lamsa informa que o trânsito segue interditado no sentido Centro, no túnel da Covanca, na Linha Amarela, por conta de um incêndio em um caminhão, que ocorreu mais cedo. As equipes da concessionária atuam na retirada dos veículos que ficaram dentro do túnel para a liberação do trânsito. Os clientes que estão na via têm como alternativa retornar pelo sentido Barra. A recomendação é que os motoristas evitem a Linha Amarela sentido Centro, neste momento".
O Corpo de Bombeiros disse que cerca de 40 militares de oito unidades atuaram no combate às chamas, no socorro e no transporte às vítimas, com apoio de um total de 15 viaturas da corporação. Sete ambulâncias do órgão foram empenhadas na operação, que também contou com veículos do Samu e da Lamsa.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as vítimas deram entrada nas emergências dos hospitais. Do total, uma das vítimas está em estado grave e as demais devem receber alta ao longo do dia.
A Cervejaria Therezópolis, dona do caminhão, ainda não comentou o incidente.
Fonte: G1 RJ