'Quando eu comecei a carreira de atleta, nem collant eu tinha', diz a ginasta. 'Então, hoje, ter todas essas opções de modelos é muito mágico. Realizador.'
Jade Barbosa (à esq. e ao centro) e Rebeca Andrade (à dir.) — Foto: Reprodução/Reuters |
Ginasta há mais de 20 anos, Jade Barbosa tem outros talentos além das acrobacias pelas quais é conhecida. É uma ótima estilista.
Foi ela quem desenhou os collants da seleção feminina brasileira de ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024.
"Quando eu comecei [a carreira de atleta], nem collant eu tinha. Meu pai que fazia meus collants. Então, hoje, ter todas essas opções [de modelos] é muito mágico, realizador", diz ela num vídeo publicado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) no TikTok, no início de julho.
Jade começou a desenhar collans depois de 2018, ano em que a seleção recebeu um patrocínio que impulsionou maior investimento nos materiais e designs, conta a atleta.
O look ideal
Quando conquistaram o bronze na competição por equipe desta terça (30), Jade, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira vestiam um collan azul-marinho, de manga 3/4 e adorno reluzente das cores da bandeira nacional. O look foi todo desenhado por Jade, que quis emular nele elegância e brasilidade.
Nas olimpíadas de 2021, ela também fez collans para a equipe. Entre eles, está a peça usada por Rebeca Andrade durante a disputa que a tornou a primeira brasileira campeã mundial do individual geral.
Rebeca Andrade é campeã mundial em Liverpool — Foto: Reuters |
"Rebeca fica extremamente elegante de branco. Quando a Daiane [dos Santos] foi medalhista no Mundial, em 2003, ela estava de branco. Eu queria um collant elegante para a Rebeca. Durante a competição, traz um olhar diferente para os jurados. Quando estamos arrumadas, mostra respeito. Tem essa regra na ginástica", disse Jade na época, ao explicar o processo de criação do look.
"É um esporte subjetivo, porque cada detalhe faz a diferença. Pensei na Daiane em 2003 e, também, nas Olimpíadas, quando a Rebeca estava de branco. Veio essa ideia com pedras brilhantes, manga azul. A gola parece um colar. Eu queria um collant de gala."
Outra vitória marcante de Rebeca estampada por Jade foi na Copa do Mundo de Ginástica Artística de 2023. A paulista ganhou medalha de prata no individual geral enquanto vestia um brilhante collan em azul degradê.
Rebeca Andrade é prata no individual geral do Mundial de ginástica — Foto: Reuters |
No vídeo da CBG, Jade conta que algumas de suas criações favoritas são do Mundial de 2023. Para o treinamento de pódio da equipe, por exemplo, ela fez um collant retrô azul-marinho. A peça trazia pedraria amarela e a palavra "Brasil" em destaque.
"Para o dia em que a gente se classificou na olimpíada, eu tentei fazer um collant mais neutro", diz a ginasta, segurando uma peça branca com mangas verde e amarela.
Em seguida, ela afirma que seu "collant xodó" (usado pela seleção numa final por equipes) teve como inspiração os looks brasileiros dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg de 1999. Feito de veludo, a peça é decotada, preta e com detalhes dourados.
Fonte: G1 Mundo