A Petrobras abrirá as primeiras inscrições para 120 vagas no programa Autonomia e Renda Petrobras na próxima segunda-feira (05) em quatro cidades do Espírito Santo.
Segundo a estatal, no Espírito Santo os estudantes farão os cursos para auxiliar de serviços diversos, caldeireiro, escalador ou pintor. A iniciativa amplia oportunidades de capacitação e recolocação profissional para moradores de Aracruz, Cariacica, São Matheus e Cachoeiro de Itapemirim.
Os cursos serão de meio período e os estudantes receberão bolsa-auxílio de R$ 660,00 mensais ou R$ 858,00 mensais para mulheres com filhos de até 11 anos.
Além disso, os Institutos Federais oferecerão espaços infantis para desenvolvimento de atividades para as crianças durante o período em que o responsável esteja no curso.
O convênio da Petrobras e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia contempla a abertura de 6.800 vagas distribuídas em 17 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e nove cursos técnicos até 2027.
Segundo a gerente de Projetos Sociais da Petrobras, Marcela Levigard, as bolsas de estudo são parte importante do programa para que a pessoa não desista do curso no meio do caminho.
"Outro destaque é o fornecimento diferenciado de bolsa auxílio para mulheres com filhos pequenos. O intuito é contribuir para que elas possam contar com um apoio para as crianças enquanto estão estudando, já que em nossa sociedade ainda é comum a mulher ter essa dupla jornada", narra a gerente de projetos.
Além disso, é destacado que, para garantir a bolsa durante todo o período do curso, é necessário cumprir o mínimo de 75% de frequência mensal.
Como são os cursos FIC?
Os cursos FIC - como os de Auxiliar de Serviços Diversos, escalador, soldador, caldeireiro -, terão duração de 4 a 9 meses e o pré-requisito é ter o ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Para os cursos de nível técnico, como Técnico em Automação, Eletrotécnica, Mecânica, Planejamento e Segurança, com dois anos de duração, será exigido o ensino médio completo.
Além dos conteúdos técnico-profissionais, os alunos terão aulas de segurança do trabalho, acompanhamento psicossocial e desenvolvimento de habilidades pessoais (soft skills).
Para os alunos dos cursos FIC haverá ainda reforço de português e matemática para corrigir eventuais lacunas de formação básica e para a melhoria da escolaridade dos participantes.
Fonte: Folha Vitória