Sven-Göran Eriksson morre aos 76 anos após câncer terminal e despedida


Ex-treinador da Inglaterra teve problema irreversível no pâncreas e descansa após falar em tom de despedida para um documentário

Sven-Göran Eriksson, ex-treinador da Lazio — Foto: Getty Images

Sven-Göran Eriksson morreu nesta segunda-feira, aos 76 anos. Sueco natural da cidade de Sunne, o ex-treinador da seleção da Inglaterra e de vários clubes da Europa teve um câncer terminal no pâncreas e havia recebido o diagnóstico de pouco tempo de vida.

Ao longo da carreira, além de treinar a seleção inglesa, o sueco teve muito sucesso nas equipes do Benfica e da Lazio. Somando as conquistas pelas equipes portuguesa e italiana, Eriksson tem 10 títulos nacionais e dois continentais. Ele comandou a Inglaterra nas Copas do Mundo de 2002 e 2006 e chegou às quartas de final em ambas.

Na última semana, o sueco falou em tom de despedida em depoimento para um documentário da Amazon Prime Video. O ex-treinador também comentou sua história, vivências e sobre como pensa que será lembrado no futuro.

Com sorte, as pessoas dirão que eu era um bom homem, mas nem todos falarão isso. Tive uma vida boa

Em janeiro deste ano, Eriksson revelou que tinha "no máximo um ano" de expectativa de vida após ser diagnosticado com o câncer de pâncreas. O ex-treinador aproveitou para agradecer e aconselhar pessoas que conviveram com ele ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.

— Não se arrependam. Sorriam. Obrigado por tudo, treinadores, jogadores e torcedores. Foi fantástico. Cuidem de vocês, cuidem das suas vidas e vivam. Adeus — disse no documentário.

Em maio deste ano, o ex-treinador foi homenageado pela Lazio no estádio do clube. Eriksson deu uma volta pelo gramado e recebeu um mosaico feito pelos torcedores do clube italiano. Em março, comandou o time de lendas do Liverpool em um amistoso, depois de ter confidenciado que seu sonho era um dia treinar a equipe inglesa.

Ao longo de quase 40 anos de carreira como técnico, Sven-Göran Eriksson passou por 11 clubes e quatro seleções diferentes. Ele conquistou 19 títulos, incluindo o último título italiano da Lazio. Ex-lateral-direito, ele também atuou como diretor esportivo.


A carreira de Sven-Göran Eriksson:
  • Clubes: IFK Goteborg (Suécia), Benfica, Roma, Fiorentina, Sampdoria, Lazio, Notts County, Leicester, Guangzhou City, Shanghai Port
  • Seleções: Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas


OS 19 TÍTULOS
  • Supercopa da Europa: 1999
  • Recopa Europeia: 1988/99
  • Copa da Uefa (Liga Europa): 1981/82
  • Campeonato Sueco: 1982
  • Copa da Suécia: 1979 e 1982
  • Campeonato Italiano: 1999/00
  • Supercopa da Itália: 1998/99 e 2000/01
  • Copa da Itália: 1985/86, 1993/94, 1997/98 e 1999/00
  • Campeonato Português: 1982/83, 1983/84, 1990/91
  • Supertaça de Portugal: 1990
  • Taça de Portugal: 1982/83
  • League Two (3ª Divisão da Inglaterra): 2009/10


Clubes e entidades se manifestam

Diversos clubes, federações e entidades manifestaram pesar com a notícia da morte do treinador sueco. Entre eles, estão Benfica e Lazio, onde Eriksson teve maior sucesso, e a Federação Inglesa (FA).

INGLATERRA: Estamos profundamente tristes que Sven-Göran Eriksson, que comandou o #ThreeLions de 2001 a 2006, tenha falecido aos 76 anos. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste momento. Descanse em paz, Sven. Você fará muita falta ❤️

UEFA: Em nome da comunidade do futebol europeu, todos na UEFA estão profundamente tristes ao saber do falecimento de Sven Göran Eriksson. Uma figura querida no futebol, Sven venceu a Taça UEFA como treinador do IFK Göteborg em 1982, antes de levar a Lazio à Recopa Europeia 1999. Descanse em paz, Sven.

IFK GOTEBORG: Obrigado pelas lembranças, Svennis. Descanse em paz. Nossos pensamentos estão com a família e entes queridos de Svenni.

FEDERAÇÃO SUECA: O futebol está triste. Sven-Göran "Svennis" Eriksson, um dos treinadores mais influentes do futebol sueco, nos deixou após um período com doença. 🌹Com o seu notável sucesso como treinador, Svennis inspirou líderes do futebol sueco durante várias décadas e a sua influência estende-se muito além das fronteiras da Suécia. A carreira internacional de Svenni arrancou em 1982, quando levou o IFK Göteborg à vitória na Copa da UEFA. Ele também conquistou três títulos da liga com o Benfica, da Serie A com a Lazio e liderou a seleção masculina da Inglaterra em duas Copas do Mundo e uma Eurocopa. Nossos pensamentos hoje vão para a família e amigos de Svenni neste momento difícil. 💙💛Obrigado, Svennis, por tudo o que fez pelo futebol, tanto na Suécia como no estrangeiro. Descanse em paz. 🕊️



Fonte: GE



Postagem Anterior Próxima Postagem