Produção de tortas para a Festa do Morango em Pedra Azul, Espírito Santo. — Foto: Divulgação |
Uma das frutas queridinhas da estação mais fria do ano tem até data especial dedicada só para ela no Espírito Santo. A Festa do Morango, celebrada em Pedra Azul, distrito de Domingos Martins, na Região Serrana, chega a sua 34ª edição e tem como carro-chefe tortas gigantes de morango que pesam 500 e 300 quilos cada uma e levam até 700 frutos para ficarem prontas.
No início da festa, as tortas não eram tão grandes. Mas, há cerca de 15 anos, as produções foram ficando maiores ano a ano. Agora, viraram o carro-chefe do evento e um dos principais motivos de atração de tantas pessoas para a região, inclusive, de fora do país.
Atualmente, a celebração ocorre sempre no inverno, e são três dias de festa. Além das tortas gigantes, pratos menores e individuais também são feitos, e não apenas tortas. Bolos, geleias e outras delícias preparadas com a fruta também estão no cardápio.
Tortas para a Festa do Morango em Pedra Azul, Espírito Santo, começam a ser montadas dias antes do evento — Foto: Acervo pessoal |
As fatias são vendidas a R$ 15 e, segundo a organização do evento, todo mundo tenta pegar logo um pedaço das tortas gigantes. Apenas as duas tortas gigantes dão conta de servir de 6 a 7 mil pessoas que devem passar pela festa.
Para a festa serão:
🎂Duas tortas gigantes, uma de 500 kg e outra de 300 kg;
🍓Cerca de 700 morangos utilizados para as tortas gigantes e outras menores;
🍰 Mais de 20 mil fatias de torta servidas;
👩🏽🍳80 pessoas ajudam na confecção das tortas;
🧍🏻♀️600 voluntários ajudam no evento
Ingrediente especial
Produção de tortas para a Festa do Morango em Pedra Azul, Espírito Santo. — Foto: Divulgação |
Segundo a organizadora da festa, Lair da Penha Cibin, que trabalha fazendo as tortas desde o início, há 34 anos, a receita não é de família, e o segredo está na delicadeza na hora de mexer a massa.
"Não é bem uma receita de família. Na época, a festa era apenas para divulgar o morango e o turismo de Pedra Azul. Então, a primeira receita veio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Depois, nós fomos mudando e hoje é uma receita totalmente nossa, da associação da festa do morango. Não tem muito mistério, mas o segredo é fazer com muito amor e carinho, além de usar a batedeira manual. Tem que saber fazer a massa, que é leve, sempre tudo com muito cuidado", contou Lair.
A história da organizadora do evento com morangos é antiga. Ela tinha uma das primeiras plantações da fruta na região. Hoje, já não planta mais, mas a habilidade de fazer doces com o fruto continuou.
Os ingredientes principais utilizados para a torta são: morangos, ovos, leite, farinha e fermento. Já no recheio: leite, ovo, amido de milho e creme de leite. Mas é na preparação onde mora o diferencial.
"A gente começa fazendo a massa da torta na semana mesmo. A festa começa sexta, a gente começa na terça-feira anterior. A montagem é na quinta-feira junto com o recheio. Mas no início da semana a gente já deixa tudo pronto, separa os morangos, os mais bonitos, e todos de primeira" comentou a organizadora.
Os morangos são sempre colhidos nos dias próximos ao evento, sempre estão frescos. Todos os frutos utilizados são de produtores da própria região de Pedra Azul.
Mas não são apenas as tortas que são gigantes. Para poder deixá-las refrigeradas, as geladeiras onde elas ficam armazenadas também são grandes. Logo após de terminarem a massa, elas vão para o resfriamento e ficam por lá dois dias.
"Nós que montamos as geladeiras desse tamanho para ter como guardá-las. Não tem forma gigante, nós pegamos a forma menor para nos basearmos. A torta precisa estar perfeita, bem gelada", disse.
Para poder fazer as tortas gigantes, 80 pessoas trabalham na cozinha com muito cuidado para deixar as tortas impecáveis.
Lair adiantou que o sucesso é tanto que nunca sobra uma fatia sequer. Mas, se sobrar algum pedaço, ele será doado.
"Nós colocamos uma equipe de plantão para ficar de olho. Se a gente perceber que vai faltar, eles entram em ação para fazer mais, porque não podemos deixar que falte. É sempre melhor sobrar. A gente acaba formando uma família durante o evento. É muito grande, é cansativo, mas depois que acaba a gente fica triste", relatou.
A festa deste ano ainda nem terminou, mas para o ano que vem a equipe já pensa em aumentar o tamanho da torta e entrar na história.
Serviço
🍓 Festa do morango
Do dia 2 a 4 de agosto;
Pedra Azul, Domingos Martins;
Na sexta-feira a entrada é gratuita e os portões abrem às 18h;
Sábado, os portões abrem às 9h e, domingo, às 10h. A torta gigante será cortada às 14h nos dois dias;
Fatias de tortas vendidas a R$ 15;
O evento vai contar com várias atrações musicais.
Fonte: G1