Desvio de temperatura entre os dias 8 e 13 de agosto indicam frio intenso na metade sul do Brasil — Foto: Climatempo |
Uma nova frente fria vai causar virada no tempo a partir de quarta-feira (7/8) em Estados do Centro-Sul do Brasil. Primeiro, o ar frio vai ingressar na região Sul e depois avança ao Sudeste. Segundo a Climatempo, a queda de temperatura será sentida até em Estados do Norte.
Na quinta-feira (8/8), a entrada do ar polar, somada a uma alta umidade prevista, pode causar chuva congelada pontual em cidades do sul do Rio Grande do Sul, principalmente em áreas próximas da fronteira com o Uruguai. Segundo a Climatempo, é uma chance remota, mas que não pode ser totalmente descartada.
A massa de ar frio vai chegar a São Paulo e em Mato Grosso do Sul entre quinta-feira e sexta-feira (9/8), e cidades como Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá terão sensação de frio. De acordo com a Climatempo, deve voltar a chover em São Paulo diante da alta circulação de ventos transportando mais umidade do mar.
“Pode ter um pouco de chuva no sul, leste e litoral do Estado, e a temperatura deve cair bastante”, informa o boletim.
Semana com diferentes climas
Antes da massa de ar polar, o sul do Brasil terá um clima dinâmico. Na terça-feira (6/8), a chuva intensa vai predominar no Rio Grande do Sul, com céu nublado e períodos de pancadas fortes, especialmente no oeste e sul do Estado. Por outro lado, Santa Catarina e Paraná terão tempo firme com variação de nebulosidade.
Na quarta-feira, novamente há previsão de pancadas no Estado com alerta para temporais na metade sul. Santa Catarina e Paraná podem ter algumas chuvas, mas irregulares e isoladas.
No Sudeste, a semana segue com calor e tempo firme. Na terça-feira, o tempo se mantém ensolarado e quente, com a umidade relativa do ar abaixo de 30%. Na quarta-feira, o sol continua forte, e as temperaturas altas prevalecerão.
No Centro-Oeste, o padrão é parecido com o Sudeste, mas com a umidade relativa do ar ainda mais baixa, em níveis críticos abaixo de 20%, pelo menos enquanto a frente fria não chega.
No Nordeste, a semana começa com alta umidade e nuvens carregadas em Salvador, Natal e São Luís. Por outro lado, o interior da região terá ar quente e seco. Na quarta-feira, deve haver chuva passageira na costa leste e no litoral do Maranhão, com tempo estável no interior e na Paraíba.
Na quinta-feira, pancadas de chuva isoladas vão ocorrer entre a Bahia e Pernambuco, além do litoral do Rio Grande do Norte.
No Norte, a semana será quente e abafada com chuvas isoladas apenas em Boa Vista, Belém e Macapá. A atenção maior fica para a umidade do ar baixa no Tocantins.
Fonte: Globo Rural