De acordo com previsão do Climatempo, o próximo domingo (15/8) será o dia mais crítico da onda de calor nesta semana
Daniel Ferreira/Metrópoles
O Brasil se prepara para enfrentar recorde de calor nos próximos dias. Quatro capitais irão sentir os efeitos das altas temperaturas. De acordo com previsão da Climatempo, o próximo domingo (15/9) é considerado o dia mais crítico desta nova onda de calor.
As capitais que devem registrar temperaturas históricas são Goiânia, Brasília, Manaus e São Paulo.
A capital paulista deve registrar temperatura de 35°C no domingo (15/9), superando o recorde anterior de 34,7°C.
No Distrito Federal, a previsão indica que os termômetros podem registrar 34°C, também no dia 15. O recorde anterior na capital brasileira foi de 32,8 °C.
A população de Goiânia também irá enfrentar temperaturas elevadas para o próximo domingo (15/9). Com a expectativa de 39°C, a cidade pode superar o recorde anterior de 38,9°C.
Em Manaus a previsão indica que a temperatura pode alcançar 39°C no domingo (15/9), igualando o recorde histórico da cidade registrado na última terça-feira (11/9).
Onda de calor
A onda de calor que já está atuando em grande parte do país será intensificada pela aproximação de uma nova frente fria. A chegada da frente fria trará um fenômeno conhecido como efeito pré-frontal, que tende a intensificar o calor antes da chegada da frente fria. Esse fenômeno ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil.
Fonte: Metrópoles