Datena poderá responder por lesão corporal após cadeirada em Marçal


O ex-coach abriu um boletim de ocorrência contra o ex-apresentador do Brasil Urgente, da Band, depois do debate para prefeito de São Paulo


O assunto desta segunda-feira (16/9) é a cadeira que José Luiz Datena deu em Pablo Marçal, durante o debate para prefeito de São Paulo, que aconteceu no último domingo (15/9), na TV Cultura. No entanto, por conta da atitude impetuosa do ex-apresentador do Brasil Urgente, da Band, o conflito foi parar na delegacia.

É que o ex-coach decidiu denunciar o artista, abrindo um boletim de ocorrência contra ele. O caso foi registrado na 78º DP (Jardins) como lesão corporal e injúria. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a situação.

Em um trecho do documento, o advogado Tassio Renan informou que Datena “agrediu fisicamente com uma cadeira/banqueta atingindo a região da cabeça e, também, torácica e costelas do candidato Pablo Marçal”.

Já a assessoria de imprensa do mentor de inteligência emocional, representada por Luma Vidal, afirmou que ele irá fazer uma representação contra Datena até o fim do dia:

“A organização do debate foi falha, o candidato foi prejudicado em diversas esferas, no tempo de fala. Ele foi ofendido várias vezes. Queremos saber como a emissora vai nos ressarcir. O jogo virou. Vamos fazer algumas exigências [para os próximos debates], como a presença de seguranças no palco”, garantiu.

Marçal, que foi atendido no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, cancelou a agenda política “em decorrência do lamentável episódio no debate da TV Cultura”, mas confirmou presença no debate da Folha de S. Paulo, na próxima terça-feira (17/9).

Nesta tarde, a unidade de saúde informou que Pablo Marçal teve alta. No boletim médico, a equipe esclareceu que o influenciador não teve “maiores complicações associadas”, além de “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito”.

Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) estão concorrendo à Prefeitura de São Paulo nas próximas eleições, que acontecem no primeiro turno em 6 de outubro e dia 27, no segundo turno.


A cadeirada

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu com uma cadeira o influenciador Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura com os candidatos à Prefeitura de São Paulo na noite deste domingo (15/9). O debate foi paralisado, e o tucano, expulso. Marçal abandonou o local e seguiu para o hospital.

Datena arremessou o objeto em Marçal no início do quarto bloco. Os dois discutiam após o ex-coach ter relembrado uma acusação de assédio sexual contra o apresentador. O influenciador, então, provocou o tucano, mencionando o último debate, da TV Gazeta, no qual Datena quase deu um tapa em Marçal.

“Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa e falou que queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”, disparou o influenciador.

Na sequência, o apresentador deixou seu púlpito no estúdio, pegou a cadeira que era usada pela candidata Marina Helena (Novo) e foi em direção a Marçal. O mediador do debate, Leão Serva, advertiu: “Não, Datena!”. Não adiantou. O tucano chegou pelo lado direito do influenciador com uma cadeira, e Marçal provocou: “Vai!”. Foi nesse momento que Datena arremessou a cadeira sobre o adversário.

O jornalista mediador pediu a entrada dos comerciais e interrompeu o debate. Na volta, Leão Serva anunciou que Datena foi expulso e que Marçal desistiu de continuar sob a alegação de ter se ferido no ocorrido.

O debate prosseguiu com a participação dos outros quatro candidatos — Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo) —, que lamentaram o episódio.

Antes de deixar o debate, Marçal chegou a voltar para o púlpito e conversar com o mediador. Ele saiu do local andando.

Minutos após o episódio, a assessoria de Marçal afirmou, por meio de nota, que o candidato do PRTB “precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial”. Ele seguiu para o Hospital Sírio-Libanês.

“Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”, diz a nota, na qual a campanha do influenciador classifica como “lamentável” o fato de o debate ter continuado “sem a presença do candidato agredido”.

Na saída do debate, Datena disse aos jornalistas que “perdeu a cabeça” diante da provocação de Marçal.

“Eu me senti agredido ali, eu vi a figura da minha sogra, que repito, morreu por causa disso. Infelizmente, eu perdi a cabeça. Devia ter perdido? Acredito que não. Poderia ter simplesmente saído do debate, ido embora pra casa, que seria a melhor coisa. Mas, do mesmo jeito que eu choro, como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter”, afirmou Datena.


Fonte: Metrópoles



Postagem Anterior Próxima Postagem