Voltado para a exploração de gravações no formato Super 8, o curso é focado na criação de filmes autorais a partir da utilização de imagens já existentes, explorando a redescoberta, conservação, organização e utilização das velhas bobinas de Super 8 como material de trabalho. Com inscrições abertas até o dia 7 de outubro, o curso é gratuito e voltado a cineastas, estudantes e amadores com interesse na prática de cinema analógico.
O curso acontece em oito encontros semanais com 4 horas de duração, a serem realizados em outubro e novembro de 2024. Sendo os quatro primeiros dedicados à história, técnica e repertório em produções com Super 8. E os quatro encontros seguintes serão dedicados ao desenvolvimento de trabalho autoral por parte dos participantes. Ao final, uma mostra será realizada com o material produzido durante o curso, prevista para o início de dezembro, em uma das salas de cinema do Sesc Glória.
A iniciativa é uma produção da Frame – Núcleo de Fotografia, produzido com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). E conta com a parceria do Sesc Glória e apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O formato
O Super 8 (ou Super 8mm) é um pequeno formato cinematográfico de baixo custo introduzido pela Kodak para o mercado amador e doméstico nos anos 1960 que acabou sendo amplamente utilizado durante décadas, em produções de documentários e de um cinema independente e experimental.
No entanto, esse formato tradicional é hoje considerado obsoleto. Ele foi, juntamente com todo o fluxo de trabalho analógico, substituído por procedimentos e meios digitais. Assim, nos dias de hoje as novas gerações de estudantes, artistas e cineastas ficam muitas vezes limitados a conhecer esse suporte a partir apenas dos livros de história do cinema. A relevância do curso é, portanto, ampliar esse conhecimento, oferecendo para o público a oportunidade de experimentar na prática alguns dos fundamentos da criação audiovisual por meio da manipulação de filmes e projetores Super 8.
Sobre o ministrante
Artista visual, filmmaker, pesquisador e viajante, Miro Soares trabalha na interseção dos campos da fotografia, do cinema, do vídeo e de novas mídias. É doutor em Artes e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo. Seus trabalhos têm sido exibidos em exposições, festivais de cinema e festivais de arte e tecnologia em mais de vinte países
No campo do Super 8, realizou intercâmbios com associações de cinema experimentais como L'Abominable e L’Etna, em Paris, e o Risco Cinema, no Rio de Janeiro. Tem experiência com a produção de filmes autorais, videoclipes e instalações.
Serviço:
- Datas: Outubro - 08, 15, 22 e 29; Novembro - 05, 12, 19 e 26
- Local: Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428. Centro, Vitória-ES. CEP 29010-00.
- Vagas: 15
- Inscrições: Até 7 de outubro, mediante seleção.
- Link para inscrições e mais informações: https://nucleoframe.org/workshop04-super8