AQUAVIÁRIO ES: rampas de acesso para cadeirantes começam a funcionar


As rampas de acesso às barcas do Sistema Aquaviário já estão funcionando nas três estações: Prainha, Praça do Papa e Porto de Santana. 


A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), fez a entrega na manhã desta quarta-feira (09), das rampas de acesso às barcas do Sistema Aquaviário já estão funcionando nas três estações: Prainha, Praça do Papa e Porto de Santana. e a partir de agora os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem embarcar com segurança para percorrer os trajetos realizados pelo sistema gerenciado pela Ceturb-ES.

Para a realização do trabalho foram necessários estudos técnicos de viabilidade, que após realizados ainda contaram com as sugestões dos próprios cadeirantes para tornar o embarque ainda mais seguro. Antes de colocar as rampas em funcionamento, vários testes foram feitos para garantir o bom funcionamento do equipamento instalado. Também os barcos passaram por ajustes para possibilitar um acesso mais fácil para as cadeiras de rodas.

"Cumprimos o compromisso do Governo do Estado em aperfeiçoar o Sistema Aquaviário. Entregamos hoje as rampas de acesso aos cadeirantes em todas as estações. Nosso objetivo é que o Aquaviário seja um sistema de transporte cada vez mais inclusivo, no qual todos possam se locomover com conforto e segurança. Seguimos trabalhando para aprimorar o serviço e garantir a acessibilidade para todos", ressaltou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.

O próximo passo, que já está em andamento, é destinar mais espaços dentro das lanchas para a acomodação dos cadeirantes. Esse processo precisa de ajuste do layout interno dos barcos e regularização da documentação com a Capitania dos Portos. A lancha mais nova, Morro do Moreno, já veio de fábrica com dois lugares reservados para cadeirantes.


Embarque assistido

As novas rampas de acesso permitem o embarque e desembarque de todos os usuários do Aquaviário da mesma maneira, sejam eles cadeirantes ou não, pessoas com mobilidade reduzida, crianças ou ciclistas. Importante lembrar que a acessibilidade de cadeirantes deve ser assistida, conforme a ABNT NBR 15.450, item 1.6 “No sistema de transporte aquaviário, a segurança dos passageiros deve prevalecer sobre sua autonomia”.

Para o subsecretário de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), João Bosco Dias (Bosquinho), a adequação do Aquaviário garante o acesso de todos ao equipamento. “Com apoio dos movimentos de inclusão colaboramos com as adequações e testes nas estações, sendo possível maior assertividade e garantia de acesso a todos e todas”.

É importante lembrar, que na Estação Praça do Papa, em Vitória, que tem características mais complexas, com a influência das marés, do tráfego de embarcações e dos ventos, poderá haver limitações de embarque e desembarque, sempre que for necessário para garantir a integridade física dos usuários com cadeiras de rodas.





Postagem Anterior Próxima Postagem