Artista plástica moradora de Nova Venécia expõe no Caroussel do Louvre, em Paris, telas com técnica de cera de abelha


Mônica Krüger, de 55 anos, decidiu se dedicar ao trabalho de professora por alguns anos. Mas depois da pandemia, voltou com a atividade no seu ateliê, na garagem de casa em Nova Venécia.

Mônica Krüger, artista plástica do Espírito Santo, expõe suas obras de arte no Museu do Louvre, na França — Foto: Acervo pessoal

Moradora de Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, a artista plástica Mônica Krüger, de 55 anos, disse ao g1 que realizou um sonho adormecido: expor uma obra em Paris, na França. Neste fim de semana, a obra composta por duas telas, o "Duo Árvore da Vida', foi exposta no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Caroussel do Louvre.

A capixaba participou de uma seleção on-line com a Galeria Vivemos Arte em outubro de 2023 e se organizou para estar com sua obra pronta em janeiro de 2024.

Neste domingo (20), após três dias de exposição nas paredes do Caroussel do Louvre, os quadros serão recolhidos e posteriormente enviados para a artista até o final do ano.

Capixaba viajou até a França acompanhada da filha Letícia Rodor Altoé, 14 anos, Espírito Santo — Foto: Arquivo Pessoal


Filha acompanha de perto sonho da mãe

A artista é casada e tem três filhos. Ela disse que a família inteira está orgulhosa e feliz por esta conquista, já que é a primeira vez que participa de uma exposição internacional.

A capixaba viajou até a França acompanhada da filha Letícia Rodor Altoé, 14 anos.

"Não conhecia Paris e a cidade é linda. Sempre foi meu sonho de conhecer e estou realizando na companhia da minha filha caçúla", disse Mônica.

Artista plástica Mônica Krüger do Espírito Santo expõe obras de arte no Museu do Louvre na França — Foto: Acervo pessoal

Mônica participou de exposições na década de 90 quando ainda era estudante da Ufes e só retornou ao processo pictórico em 2021.

Mônica foi professora de Arte da rede estadual e atualmente atua como supervisora escolar. A artista decidiu se dedicar ao trabalho de professora por alguns anos. Mas depois da pandemia, voltou com a atividade no seu ateliê, na garagem da sua casa.

"Desenvolver o que amo tem sido muito gratificante. Esse momento é de uma realização de sonhos que ficou adormecido por algum tempo, e agora veio com muita força. Me fez acreditar que será possível a realização. E está se tornando real”, afirmou Mônica Krüger.

A arte da capixaba é criada com técnicas mistas, batik e cera de abelha para criar estampas.

"Uso a cera de abelha para impermeabilizar o tecido e aplicar a tinta, no final, retiro a cera para revelar o desenho. O dispositivo que uso para passar a cera, além dos pincéis convencionais, foi modificado e melhorado pelo meu avô", contou a artista..

Mônica Krüger, artista plástica do Espírito Santo, expõe suas obras de arte no Museu do Louvre, na França — Foto: Acervo pessoal


Inspiração no quintal de casa

O Duo Árvore da Vida é composto por duas obras diferentes, mas que se completam. Uma delas, tem como destaque a Jabuticabeira do quintal da artista.

As pinturas tem árvores, pássaros, folhagens ao vento e outros elementos naturais. A inspiração veio da preocupação da capixaba com questões ambientais e a conexão que te com a natureza.

“Represento o que me toca. Quando pinto, parece transcender sensações”. De acordo com a artista, ela quis propor uma reflexão sobre a garantia da sobrevivência humana.

Obras de artista plástica do Espírito Santo, Mônica Krüger, são expostas no Museu do Louvre, na França — Foto: Acervo pessoal


Fonte: G1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem