Chuveiro entupido: saiba o jeito certo de limpar


Especialistas não recomendam o popular 'método do vinagre'. Em vez disso, a dica é buscar a fonte da sujeira que chega ao aparelho.


Chuveiro entupido: saiba o jeito certo de limpar — Foto: wirestock/Freepik

Um chuveiro com as saídas de água entupidas ou tortas é de irritar qualquer um na hora do banho. Mas fazer o aparelho voltar a funcionar normalmente pode ser difícil se você não conhece o jeito certo.

O Guia de Compras conversou com especialistas para entender qual é a melhor forma de limpar o chuveiro e o que pode causar esse inconveniente.

A limpeza em si é simples e não envolve nenhum método milagroso, mas a reincidência do problema pode ter mais a ver com a manutenção da sua caixa d'água do que com o chuveiro em si.


Como limpar seu chuveiro

Antes de tudo, é preciso desligar a energia elétrica do chuveiro para evitar acidentes.

“Mesmo que você more em um prédio onde não tem uma chave geral presente no seu apartamento, você tem que consultar o síndico para ver se é possível desligar a energia”, afirma William Naville, professor de engenharia de materiais da FEI.

Com a energia desligada, você pode passar para a limpeza. “É simples, apesar das pessoas esquecerem de fazer”, conta Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti. “Por fora, na parte de cima, é só passar uma esponja com detergente”.

“Para a parte do espalhador, que é a dos furinhos, a gente recomenda limpar com uma escova, pode ser escova de dentes mesmo”, sugere Suguino. “Alguns espalhadores podem ser desencaixados para facilitar”.

Segundo o engenheiro, a limpeza do chuveiro deve ser feita a cada 3 meses. “E, antes de ligar o chuveiro novamente, é preciso deixar encher com a água ligada por um tempo, para evitar que a resistência queime”, completa William Naville.


E se estiver entupido?

Um dos problemas que levam as pessoas a pensar na limpeza do chuveiro é o entupimento das saídas de água, os “furinhos” do chuveiro.

Nessas horas, a internet está cheia de soluções caseiras, como submergir o espalhador em vinagre ou utilizar objetos pontiagudos – agulhas, palitos de dentes, pregos – para desobstruir os buracos. Mas os especialistas não concordam com esses métodos.

“Nós não recomendamos o vinagre porque tem uma porcentagem de ácido acético, mesmo que em pequena quantidade. Se isso fica muito tempo em contato com a resistência ou outras partes metálicas do chuveiro, pode causar uma corrosão”, alerta Edson Suguino.

Em nota, as fabricantes Fame e Hydra também advertem contra o uso de produtos abrasivos, como o próprio vinagre, mas também álcool e cloro. Para limpar o espalhador, recomenda-se usar apenas água ou um detergente neutro.

As agulhas e palitos também podem trazer problemas, segundo as fabricantes. “Eles podem entortar a direção do jato”, exemplifica Suguino.

“Em chuveiros com bicos de borracha, podem gerar um furo a mais no chuveiro ou, se a pessoa usa um prego grosso, pode alargar o furo. Assim, o chuveiro não vai conseguir aquecer a água direito, pois a vazão acaba sendo mais rápida que o tempo de aquecimento”, completa o engenheiro.

A solução mais segura para o funcionamento do aparelho é, como mencionado, lavar o espalhador com a ajuda de uma escova, de preferência uma com cerdas mais duras ou firmes.

Para os chuveiros de bico de borracha, outra alternativa é ir apertando o biquinho, o que ajuda a empurrar a sujeira para fora.

E se não resolver? Se, mesmo após escovar e desobstruir os furos, o chuveiro voltar a entupir, o problema pode não ser com o aparelho.

“As pessoas podem colocar a culpa no chuveiro por entupir frequentemente, mas a sujeira pode vir da caixa d’água”, explica Suguino.

“Se ela estiver suja, vai mandar a sujeira para todas as saídas de água da casa. Nós recomendamos que a pessoa faça uma limpeza na caixa pelo menos duas vezes ao ano”, afirma o engenheiro.

Abaixo, veja chuveiros e outros itens que podem ajudar em sua limpeza. Os produtos custavam de R$ 3 a R$ 120, em setembro, quando consultados nas lojas on-line.

Fonte: G1





Postagem Anterior Próxima Postagem