O projeto entregou dez estufas para o cultivo da espécie no município. A ação, liderada pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), é uma aposta para fortalecer a produção e diversificação agrícola local.
Imagem: Eduardo Dias/ALES |
Em uma iniciativa que integra as ações do projeto Arranjos Produtivos em Colatina, 10 propriedades de agricultura familiar do município foram selecionadas para receber gratuitamente estufas para o plantio do morango. A primeira entrega aconteceu na última sexta-feira (25), com a presença de agricultores familiares, representantes locais e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União). O cultivo da fruta em áreas mais elevadas é uma das apostas do projeto Arranjos Produtivos no município, que fica na Região Noroeste do Espírito Santo.
“É muito bacana chegar na região fria de Colatina e fazer a entrega de 10 estufas totalmente implementadas para a produção de morango, que vai favorecer muito a agricultura familiar e o agroturismo. São mudas de morangos mais graúdos, que em 45 dias já vão começar sua produção”, disse o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos.
O sítio onde aconteceu a primeira entrega fica na comunidade de São Pedro Frio, a cerca de 40 quilômetros da região central de Colatina. Na estufa, que já está montada e liberada para o manejo, foram plantadas 480 mudas de morango.
A secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, também esteve presente e afirmou que considera o plantio de morango na região, uma atividade que vai ajuda os agricultores familiares a diversificar a produção. O plantio também irá atrair e fortalecer o agroturismo no local.
“A instalação dessas estufas incentiva o agroturismo. Muitas mulheres aqui já fazem o beneficiamento do morango, mas em pequena escala. Aqui eles têm condição de fazer em uma escala maior. A gente incentiva para que eles possam montar a agroindústria para poder beneficiar o morango”, afirmou Joelma.
Sobre o Projeto
O projeto Arranjos Produtivos, é uma iniciativa do Assembleia Legislativa do Espírito Santo, através da Casa dos Municípios e em parceria com o Governo do Estado e parceiros institucionais nos municípios. O novo formato do projeto foi retomado em 2023, com entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Além de mudas e equipamentos, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma.
Em Colatina, além dos morangos, já foram distribuídas mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá. Os agricultores também recebem suporte técnico para garantir o sucesso do cultivo.
Com a chegada das estufas, Colatina se prepara para se tornar uma referência na produção de morangos, fortalecendo a agricultura familiar e criando novas oportunidades de desenvolvimento econômico e turístico na região.