Dieta para emagrecer: nutrólogo ensina como preparar um cardápio


Adotar uma dieta de déficit calórico equilibrada é fundamental para perder peso e emagrecer


O processo de emagrecimento envolve uma série de mudanças de hábitos. Por isso, além dos ajustes nutricionais para uma alimentação saudável, é fundamental que se incluam outras práticas na rotina. É o caso da execução de atividades físicas regulares e da hidratação adequada.

Mas, para quem deseja perder peso, a dieta deve se basear no déficit calórico. Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é o segredo para o emagrecimento. Nesse sentido, investir em alimentos ricos em nutrientes é fundamental para uma alimentação equilibrada.

As escolhas alimentares também impactam diretamente na perda de peso, já que o consumo de comidas com menor densidade calórica é uma estratégia para comer mais ingerindo menos calorias.


Dicas para emagrecer

  • O nutrólogo especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, Neto Borghi, do Instituto SoulMais, elenca algumas estratégias para introduzir na rotina durante o processo de perda de peso.Qualidade dos alimentos: priorize alimentos naturais e integrais, ricos em nutrientes, evitando o consumo de ultraprocessados ricos em açúcares.
  • Porções adequadas: o controle do tamanho das porções é fundamental para evitar o consumo excessivo de calorias. O ideal é encontrar um equilíbrio entre as necessidades do corpo e a quantidade de alimentos ingeridos.
  • Evitar pular refeições: mantenha uma rotina de alimentação regular, com pequenas refeições ao longo do dia. Dessa forma, há um maior controle do apetite, auxiliando a evitar exageros.
  • Hidratação: beber água regularmente é essencial para ajudar na digestão e no controle da fome.


O que comer nesse processo?

  • Vegetais: esse grupo alimentar é rico em fibras e nutrientes. O brócolis, couve, espinafre, abobrinha e pepino são boas opções para compor refeições baixas em calorias e que garantem maior saciedade.
  • Grãos integrais: as fontes de carboidratos complexos fornecem energia de maneira gradual e evitam os picos de glicose. Bons exemplos desses alimentos são arroz e pão integrais, quinoa e aveia.
  • Proteínas magras: a ingestão de proteínas magras como ovos, peixes, tofu e leguminosas é fundamental para preservar a massa muscular no processo de emagrecimento, além de manter a saciedade.
  • Frutas: o indicado é priorizar o consumo de frutas com baixo teor de açúcar e poucas calorias. É o caso do morango, da maçã, da pera e da framboesa.


Fonte: Metrópoles



Postagem Anterior Próxima Postagem