Encefalopatia traumática crônica: entenda a doença que matou Maguila


A condição também é comumente chamada de 'demência do pugilista'

O ex-pugilista Maguila — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um dos lutadores mais conhecidos do boxe brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira aos 66 anos. O ex-pugilista foi diagnosticado há 11 anos com encefalopatia traumática crônica (ETC), também chamada de "demência do pugilista".

Maguila vivia no Centro Terapêutico Anjos, em Itu, cidade do interior de São Paulo desde 2017, devido à ETC, que é incurável.


O que é a encefalopatia traumática crônica?

A encefalopatia traumática crônica é uma doença neurodegenerativa causada por repetidas lesões na cabeça ou no crânio. Identificada pela primeira vez em boxeadores nos anos 1920, ela também pode ocorrer em atletas de outros esportes, como futebol americano, e soldados que vivenciaram explosões.

Segundo Juebin Huang, do Departamento de Neurologia do Centro Médico da Universidade do Mississippi, em artigo para os Manuais Merck, apenas cerca de 3% dos atletas que apresentaram diversas (mesmo aparentemente menores) concussões desenvolvem a condição.


Principais sintomas da encefalopatia

Os principais sintomas relacionados ao aparecimento da encefalopatia traumática crônica são:
  • Alterações graves no humor;
  • Mudanças no comportamento, com tendência impulsiva e até agressiva;
  • Alterações nas funções mentais; e
  • Problemas musculares.

Qual é o tratamento para a encefalopatia?

Já o tratamento inclui medidas de segurança e apoio, medicamentos e aconselhamento psicológico. Outro ponto importante é criar um ambiente confortável para a pessoa acometida pela doença.


Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem