Enem: secretários de educação pedem que CBF mude datas de Flamengo x Atlético MG na Copa do Brasil


Finais estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio a mais de 4 milhões de candidatos em todo o país

Enem: em 2024, provas serão realizada em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro — Foto: Ana Branco

O Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) será realizado por mais de 4 milhões de vestibulandos, em todo o país, nos dias 3 e 10 de novembro. Este ano, as datas vão coincidir com as partidas de ida e volta da final da Copa do Brasil, disputadas entre Flamengo e Atlético-MG. Por conta disso, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vai pedir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (24), que as datas ou os horários do torneio sejam reajustados, a fim de evitar complicações na aplicação das provas.

Em nota enviado ao GLOBO, o conselho alega preocupação com a realização da Copa do Brasil na mesma data do Enem, em especial nas capitais mineira e fluminense, onde os jogos acontecem. De acordo com a entidade, até o final do dia, um ofício será enviado a CBF.

"Essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas", destacou o Consed.

"Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem", complementou a entidade.

A decisão foi tomada nesta quinta pelos secretários de Educação dos estados, que são responsáveis pela maior parte dos estudantes do ensino médio brasileiro. Eles estão reunidos em Rio Branco (AC) para debater diferentes temas. Um deles foi a coincidência de datas do Enem com a Copa do Brasil.

É comum que as datas do Enem tenham jogos de futebol no mesmo dia. No entanto, essa é a primeira vez que uma final de campeonato será realizada ao mesmo tempo que a prova.

No entendimento dos secretários, isso gera uma mobilização a mais que pode atrapalhar a logística da prova em duas das maiores cidades do país. No Rio, 142 mil candidatos realizarão o exame neste ano. Já em Belo Horizonte, serão 71 mil. O local dos jogos foram sorteados nesta quinta-feira pela CBF. A primeira partida, no dia 3, será realizada no Rio de Janeiro. E, no dia 10, em Belo Horizonte.


Leia a nota do Consed na íntegra:

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vem a público manifestar sua preocupação quanto à coincidência das datas da final da Copa do Brasil 2024, nos dias 3 e 10 de novembro, com a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, o Enem contará com a participação de 4.325.960 inscritos, representando a principal porta de acesso às universidades brasileiras e um passo crucial na trajetória profissional dos estudantes que estão concluindo ou concluíram a educação básica.

Reconhecemos a relevância tanto do Enem, quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional. No entanto, essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas. Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem.

Como os portões dos locais de aplicação do Enem serão abertos às 12h, com término das provas previsto para 19h e 18h30, nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, o Consed solicita que sejam avaliadas alternativas para evitar prejuízos, como a revisão das datas ou dos horários dos jogos, garantindo assim o pleno exercício do direito ao acesso à educação e ao lazer.

Por fim, o conselho reforça seu compromisso com a educação e o futuro dos estudantes brasileiros, e confia que as autoridades envolvidas considerarão medidas que garantam o equilíbrio entre esses dois eventos de grande relevância nacional.


Data das provas do Enem 2024

O Enem 2024 será aplicado apenas na versão impressa nos dois primeiros domingos de novembro.


3 de novembro

Redação;
  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas.

10 de novembro
  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação (no fuso de Brasília):
  • Os portões abrem às 12h e fecham às 13h
  • A prova começa às 13h30
  • Pode sair sem o caderno de questões a partir das 15h30
  • Pode sair da prova com o caderno de questões a partir das 18h
  • Aplicação da prova no 1º dia acaba às 19h
  • Aplicação da prova no 2º dia acaba às 18h30

Fonte: O Globo




Postagem Anterior Próxima Postagem